Augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Augusto Comte
A expressão ordem e progresso é o lema político do positivismo, e é uma forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: "O Amor por princípio e a Ordem porbase; o Progresso por fim”. O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas, através do respeito aos seres humanos, salários dignos etc., e também o melhoramentodo país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.
No século XIX surgiu uma corrente de pensamento chamada positivismo, e o filósofo francês foi Auguste Comte.Ele defendia que o progresso era a uma das únicas saída para evolução da humanidade.O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo comos positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças,superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
Ordem e Progresso é a frase que estáescrita na bandeira brasileira, e é o lema nacional, desde sua formação, e foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes


Max Weber

Max Weber produziu a sociologia“compreensiva”, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia, então, explicar melhor determinados fragmentos da realidadesocial.
Diferente do pensamento crítico de Marx, e de sua visão de transformação da sociedade capitalista, Weber através da sociologia compreensiva, visa compreender as relações sociais. Ele não...
tracking img