Augusto Comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Augusto Comte
A vida de Augusto Comte: Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, a 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Suas relações com a família foram sempre tempestuosas econtêm elementos explicativos do desenvolvimento de sua vida e talvez até mesmo de certas orientações dadas às suas obras, sobretudo em seus últimos anos. Frequentemente, Comte acusava os familiares(à exceção de um irmão) de avareza, culpando-os por sua precária situação econômica.
Com a idade de dezesseis anos, em 1814, Comte ingressou na Escola Politécnica de Paris, fato que teriasignificativa influência na orientação posterior de seu pensamento. Um ano depois de sair da Escola Politécnica, em 1817, Comte tornou-se secretário de Saint-Simon, do qual receberia profunda influência. Elee Saint-Simon eram de temperamentos muito diversos para que pudessem trabalhar juntos durante muito tempo, mas após certo tempo, Comte não aceitava o fato de Saint-Simon, deixar de lado seus planos dereforma teórica do conhecimento e dedicar-se a tarefas práticas no sentido de formar uma nova elite industrial e científica, que teria como alvo a reforma da ordem social. A separação entre os doisocorreu em 1824. No mesmo ano, Comte casou-se com Caroline Massin e, não tendo mais os proventos de secretário de Saint-Simon, passou a ganhar a vida dando aulas particulares de matemática. Dois anosdepois, iniciou em sua própria casa um curso, do qual resultou uma de suas principais obras, o Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicados a partir de 1830.
Os últimos anos da vida deComte transcorreram em grande solidão e desencanto, Augusto Comte faleceu no dia 5 de setembro de 1857.
A lei dos três estados: A lei dos três estados formada por Augusto Comte consiste nos tópicosseguintes:
•O estado teológico ou "fictício" explica os fatos por meio de vontades transcendentais ou agentes sobre naturais (a tempestade, por exemplo, será explicada por um capricho do deus dos...
tracking img