Augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Isidore Augusto Marie Françoise Xavier Comte, foi, um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do positivismo e da disciplina de Sociologia.
Este nasceu na cidade de Montpelier (França) em 19/01/1798 e morreu na cidade de Paris em 05/09/1857.
Suas principais realizações:
Criou a disciplina de Sociologia;
Criou a corrente filosófica,politica e científica conhecida como o positivismo;
Idealizou o conceito político da Lei dos Três Estados;
Fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista.
Principais obras:
Opúsculos de Filosofia Social (1816 – 1842);
Curso de Filosofia Positiva (1830 – 1842);
Discurso sobre o espírito positivo (1848);
Discurso sobre o conjunto do positivismo (1851);
Sistema de políticapositiva (1851 – 1854);
Catecismo positivista (1852);
Apelo aos conservadores (1855);
Síntese subjetiva (1856);
Correspondência (1856 – 1857).
Frases celebres:
“Muito mais do que o interesse é o orgulho que nos divide”;
“Os céus proclamam a glória de Kepler e Newton”;
“Conhecimento é poder”;
“Saber para prever a fim de poder”;
“O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”;“Só os bons sentimentos podem vir juntos, nunca o interesse forjou laços duradouros”;
“Viver para os outros é não somente um ato de dever, mas também um ato de felicidade”.

2. AUGUSTO COMTE E O POSITIVISMO

A ideia do positivismo brotou aqui e ali. Chispas isoladas de luz, perdidas na densa neblina da noite medieval, alçam-se e se unem até formar um foco que é, um completo sistemas deideias. O espirito positivo de Comte é um produto genuíno do ambiente científico que despertou sua inteligência.
O Positivismo foi uma das primeiras doutrinas filosóficas do século XIX e umas das mais influentes do seu tempo. As raízes deitam no empirismo do filósofo inglês David Hume (morto em 1776), que inculcou nos seus seguidores uma poderosa vocação em procurar entender as coisas do mundo comolhos científicos, afastando-se de tudo o que não fosse exato, factual, comprovável. Tornou-se o positivismo a expressão renovada do agnosticismo (indiferença á existência de Deus) e do ateísmo, características assumidas por cientistas, engenheiros e técnicos em geral, cuja importância social e cultural aumentou consideravelmente na Inglaterra, na França e na Alemanha, com a implantação dasindústrias e das descobertas cientificas. Por outro lado, é bem provável que o positivismo não tivesse a irradiação que teve se não fosse o diligente e abnegado trabalho de um pensador francês: Auguste Comte. Tanto é assim que seu nome praticamente tornou-se sinônimo de positivismo.
A maior parte das ideias de Comte vieram á luz durante a Restauração, período politicamente conservador e reacionário,compreendido entre os anos de 1815 á 1848, quando os principais liberais e democráticos da Revolução Francesa entraram em refluxo, sofrendo perseguições por parte dos conservadores e dos contra revolucionários. Esses se agrupavam ao redor da Santa Aliança, uma coligação realista reacionária que procurou deter o avanço das liberdades. Chamavam-se de Legitimistas, porque defendiam o principio quesomente seriam legais e legítimos na Europa, os governos que estivessem nas mãos das dinastias tradicionais, comprometendo-se se socorrerem mutuamente se qualquer uma delas fosse ameaçada por uma revolução. Queriam a volta do Antigo Regime. Comte, no entanto, entendeu que não era mais possível restaurar as estruturas do passado.
Inspirado, num primeiro momento por Saint-Simon, seu estre, um dosmentores do Socialismo Utópico, para quem trabalhou como secretário, de 1819 a 1824, Comte vislumbrou o surgimento de uma nova era, de uma nova ordem, que superaria tanto o liberalismo democrático como o reacionarismo, a era cientifica ou positiva.
Desde então empenhou-se, na difusão e propaganda da sua doutrina apelando para os cursos privados. O projeto inicial abarcou 72 cursos, proferindo...
tracking img