Augusto comte e a sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1351 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


Introdução: A vida de Auguste Comte
Desenvolvimento: Auguste Comte e a Sociologia
Conclusão: Interferência do Positivismo nos dias atuais
Bibliografia








[pic]



Introdução


Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. Considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia viveu num período de crises e desordenssociais, provocadas pelas revoluções da época (Francesa e Industrial) o que influenciou muito em seu pensamento. Segundo Comte só existia sociedade na medida em que seus membros partilhavam de um corpo de pensamento e sentimentos coerentemente construído e que refletia a etapa de desenvolvimento da humanidade.

Na interpretação comtiana, era esse conjunto consensual, fundamental para a sociedade, queestava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma novaciência para restaurar a ordem social.

De acordo com Comte “não eram as instituições, as relações materiais e estrutura hierárquica que constituíam o núcleo da sociedade humana, mas sim o conjunto de idéias, representações e crenças que formavam a maneira de pensar unanimemente partilhada por todos no grupo, ou seja, que engendrava o consenso, unindo os homens em uma dada ordem. E por ser assim,tanto a superação da crise como a reorganização da sociedade não podiam ocorrer com a limitação das ações sobre as instituições, era preciso uma reforma intelectual que atingisse o modo de pensar, de representar a vida social”

Sendo este modo de pensar construído a partir do conhecimento existente sobre o mundo, Comte separava, em um primeiro momento, a teoria da prática, pois, entendia que areforma necessária para sanar os males sociais da crise e diminuir os custos do desenvolvimento devia começar pela teoria capaz de estabelecer a unidade consensual da nova ordem, para que depois essa pudesse instruir a prática. E, portanto, não se tratava apenas de compreender a sociedade, mas de fazê-lo interferindo diretamente na ordem social para seu melhor desenvolvimento. Era o positivismosurgindo e, com ele, a instituição da ciência da sociedade.







Augusto Comte e a Sociologia


Cada fase de desenvolvimento social era caracterizada e comandada por uma maneira de pensar que dava unidade ao conjunto. E, para o seu completo desenvolvimento, a sociedade humana precisaria passar por três fases, pois, é preciso tempo para que o homem aprenda a utilizar plenamente suainteligência como guia de suas ações. Essas três fases seriam aquelas pelas quais teriam passado as disciplinas, uma vez que estas formavam os princípios essenciais de suas correspondentes unidades consensuais. Esta seria a primeira lei da sociedade humana reconhecida pela física social: A lei dos três estados:

1 – Estado Teológico: no qual o homem explica as coisas, atribuindo-lhes seres, forçassobrenaturais. Pois, não tendo como basear suas explicações na razão, o espírito teológico alicerçava na fé irracional. O espírito teológico oferecia, assim, tanto às investigações humanas quanto à organização social uma primeira idéia de Ordem, de sistema de concepções que correspondia, explicava e justificava a ordenação do mundo social.

Exemplificando: uma tempestade seria explicada por um caprichodos deuses.

2- Estado Metafísico: caracterizado pelo recurso e entidades abstratas. Com o progresso da natureza humana, começou a questionar o fundamento da ordem teológica. É o Progresso do espírito humano em direção da razão.

Exemplificando: a tempestade no estado metafísico seria explicada pela virtude dinâmica do ar.

3 – Estado Positivo: o homem através da observação e do...
tracking img