Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto-inspeção e auditorias em laboratório de Controle de Qualidade












Porto Alegre, 23 de Junho de 2010
1. INTRODUÇÃO

A globalização torna, cada vez mais, o mercado competitivo. Os esforços das organizações visam desenvolver estratégias para obter melhorias contínuas para atender as necessidades de mudança dos clientes frente à constante presença da concorrência. Abusca pela excelência de produtos e processos leva cada vez mais as organizações a darem atenção a um conceito muito importante: a qualidade.
Neste sentido, empresas têm adequado seus processos internos a fim de conseguir certificações do tipo ISO. Essa busca por certificações de qualidade se estendeu mundialmente sendo que, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, até dezembro de 2004,foram emitidos 561.690 certificados ISO 9000:2000. A certificação ficará cada vez mais atraente para qualquer fabricante que queira comercializar no mercado global, como também para aqueles que estão lutando para preservar seus mercados.
Nesse contexto, uma das ferramentas para garantia da qualidade de uma empresa, um produto ou um serviço, é a aplicação de auditoria interna (ou auto-inspeção),foco do presente trabalho.

2. Auditoria

Auditoria é em um exame sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor. Tem por objetivo averiguar se as atividades estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) aos objetivos. As formas mais conhecidasde auditoria definem-se quanto à (MÜLLER, 2001):

A. Extensão: conforme o juízo do auditor quanto à confiança que tenha nos controles internos e no sistema, essa forma de auditoria pode ser:
1. Geral: quando abrange todas as unidades operacionais.
2. Parcial: quando abrange especificamente determinadas unidades operacionais.
3. Por amostragem: a partir da análise do controleinterno e recorrendo-se a um modelo matemático, identificam-se áreas de risco e centram-se os exames sobre estas áreas.
B. Profundidade
1. Integral: inicia-se nos primeiros contatos de uma negociação, estendendo-se até as informações finais. Compreende o exame minucioso dos documentos (origem, autenticidade, exatificação); dos registros (de controle); do sistema de controle interno (quanto àeficiência e à aderência); e das informações finais geradas pelo sistema.
2. Por revisão analítica: esta é uma das metodologias para a qual emprega-se o conceito de Auditoria Prenunciativa, segundo o qual auditar é administrar o risco. Opera-se com trilhas de auditoria mais curtas, para obter razoável certeza quanto à fidedignidade das informações.
C. Tempestividade
1. Permanente: podeser constante ou sazonal, porém em todos os exercícios sociais. Esse processo oferece vantagens à empresa auditada e aos auditores, especialmente quanto à redução de custos e de tempo de trabalho. Como as áreas de risco são detectadas no primeiro planejamento, o acompanhamento pelos auditores definirá aquelas já eliminadas e as novas que possam ter surgido. Assim, o auditor pode focar seutrabalho e diminuir as visitas, pela facilidade de detecção de problemas.
2. Eventual: sem caráter habitual ou periodicidade definida, exige completo processo de ambientação dos auditores e de planejamento todas as vezes em que vai ser feita.
A auditoria pode ser classificada em Auditoria Interna e Auditoria Externa. Embora operando em diferentes graus de extensão‚ a auditoria interna e aauditoria externa têm interesses comuns, sendo que os exames são efetuados, geralmente, pelos mesmos métodos. O Auditor Interno preocupa-se com o desenvolvimento do empreendimento da entidade já o Auditor Externo, com a confiabilidade dos registros. (MÜLLER, 2001)
A auditoria interna ou auto-insepeção atua no controle de gestão, sendo executada por membros internos da empresa, que tem como objetivo...
tracking img