Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA INTEGRAL COMO AUXÍLIO NA GESTÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS


ALESSANDRA
Graduada em Administração de Empresas pelo CIESA
Pós-graduando em Auditoria Fiscal e Tributária pelo CIESA.




RESUMO

Este artigo aborda a importância da auditoria integral como uma tecnologia de gestão que possibilita aos gestores informações sobre a situação econômica e financeira da entidade, cujoobjetivo geral é compreender o fenômeno da mortalidade de micro e pequenas empresas existentes no mercado atual, com destaque para a facilidade de acesso de novas empresas, como uma causa a ser considerada, diante de cenários não favoráveis ao crescimento da economia, utilizando para este fim a pesquisa explicativa e bibliográfica. O resultado deste estudo identificou que a Auditoria Integral podeauxiliar as empresas a corrigirem seus erros gerenciais, criando ao contador, um campo a mais de atuação, tendo em vista a realidade de mercado e a necessidade de informações mais completas sobre as empresas deste porte.

PALAVRAS-CHAVE: Auditoria Integral; Controle; Pequena empresa.


INTRODUÇÃO



A origem das MPE’s (Micro e Pequenas Empresas) é normalmente associada a famílias quese estabelecem com atividades produtivas, em função de talentos tradicionais ou a partir de eventuais oportunidades decorrentes de momentos da economia de determinada região.

Segundo o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) as atividades de comércio e serviços cobrem 80% da atividade total do segmento das Micro e Pequenas Empresas, tanto em termo de receitagerada quanto da quantidade de pessoas nele ocupadas.

Atualmente as pequenas e médias empresas estão percebendo a relevância do controle interno como ferramenta de gestão, pois o mesmo se mostra bastante eficiente ao evitar a ocorrência de erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos que poderiam ocorrer nas empresas, evidenciando os altos índices de mortalidade, ainda nos primeirosanos de atividades, relacionada na maioria das vezes, à gestão do negócio.

Por meio deste contexto surgiu a idéia de relatar um controle interno mais apurado, demonstrando uma auditoria integral que não se examina apenas nos demonstrativos contábeis, mas também avalia o desempenho da empresa, os planos de negócios, bem como os riscos e oportunidades.

Esta avaliaçãopossibilitará aos auditores emitirem recomendações necessárias, sendo válidas e eficientes para cada caso específico. Para que isso aconteça, ela se fundamenta em cima das normas diferenciadas propostas pela metodologia GAP (Global Audit Points), e também pelas normas da auditoria contábil.

Para tanto, vale indagar: De que forma a utilização da Auditoria Integral aplicada as Micro e PequenasEmpresas pode auxiliar na gestão, gerando benefícios à entidade e reduzindo os motivos que as levam a encerrarem suas atividades?

O objetivo deste artigo é compreender o fenômeno da mortalidade de micro e pequenas empresas existentes no mercado atual, com destaque para a facilidade de acesso de novas empresas, como uma causa a ser considerada, diante de cenários não favoráveis aocrescimento da economia com o auxilio da auditoria integral.

Para que tal objetivo seja cumprindo, são necessários os seguintes Objetivos Específicos: Levantar o Referencial Teórico sobre Auditoria Integral, conceitos e aspectos legais; Caracterizar as pequenas empresas, identificando seus pontos fortes e suas falhas perante a economia; Demonstrar a aplicabilidade da Auditoria Integral nasPequenas e Médias Empresas, a fim de propor uma ferramenta de gestão para as tomadas de decisões de acordo com dados contábeis, plano de ação, avaliação de risco.

No primeiro Capítulo, foi levantado o Referencial Teórico, abordando os conceitos, aspectos relevantes sobre o tema em questão.

No segundo Capítulo, foram relatadas sobre A Importância das Pequenas e Médias...
tracking img