Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2787 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualizado em [pic]
 
O que é auditoria interna
Um pouco de história da auditoria interna
O que é controle interno
Conceito e interpretação de controle interno
Objetivos e caracteríticas do controle interno
Normas Brasileiras de Contabilidade T-12 – da Auditoria Interna
Diferenças entre o auditor interno e o auditor externo
Auditoria Interna X Auditoria Externa
Registrar comentáriosCódigo de Ética dos Auditores Internos
Conceitos de empresas
O QUE É AUDITORIA INTERNA
        A Auditoria Interna é uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como da qualidade do desempenho das áreas em relação às atribuições e aos planos, metas, objetivos epolíticas definidos para as mesmas.
        A ação da Auditoria Interna estende-se por todos os serviços, programas, operações e controles existentes na entidade.
        O posicionamento da Auditoria Interna na organização deve ser suficientemente elevado para permitir-lhe o desempenho de suas responsabilidades com abrangência e independência. Em tese, o departamento de auditoria deve sempre estarvinculado ao nível mais alto da organização.
        A independência da Auditoria Interna visa a que possa desincumbir-se das responsabilidades, atribuições e tarefas atribuídas pelas normas, atos, decisões e solicitações dos Colegiados e autoridades integrantes da Diretoria da Entidade.
        A Auditoria Interna tem por missão básica, assessorar a Administração no desempenho de suas funções eresponsabilidades, através do exame da:
• adequação e eficácia dos controles;
• integridade e confiabilidade das informações e registros;
• integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e da sua efetiva utilização;
• eficiência, eficácia e economicidade do desempenho eda utilização dos recursos; dos procedimentos e métodos para salvaguarda dos ativos e a comprovação de sua existência, assim como a exatidão dos ativos e passivos; e
• compatibilidade das operações e programas com os objetivos, planos e meios de execução estabelecidos.
        Devem ser considerados os seguintes níveis de intervenção da Auditoria Interna:
• Auditoria de regularidade oude Contas;
• Auditorias de Demonstrações Financeiras (ou contábil) e Tributária;
• Auditoria Operacional;
• Auditoria de Gestão;
• Auditoria de Informática;
• Auditorias Especiais
        Pela sua importância para os auditores com atuação no Setor Público, recomenda-se tomar conhecimento dos termos da Instrução Normativa n. 16, de 20.12.91, do Departamento do TesouroNacional, que define Conceitos, Diretrizes e estabelece as Normas de Auditoria do Sistema de Controle do Poder Executivo.
 
 
Glossário:
Economicidade: é o grau em que uma organização, programa, processo, projeto, operação, atividade, função ou sistema minimiza o custo dos recursos humanos, financeiros e materiais, adquiridos ou utilizados, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada, ouseja, é a prática por parte da gerência das virtudes de poupança e boa economia doméstica (gastando menos).
Eficiência: é a relação entre os produtos, bens e serviços produzidos ou outros resultados atingidos por uma unidade ou entidade econômica, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada, e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhorqualidade.
Eficácia: é o grau em que uma organização, programa, processo, projeto, operação, atividade, função ou sistema atinge os objetivos da política, as metas operativas estabelecidas e outros resultados e efeitos previstos.
Fonte: Instituto dos Auditores Internos do Brasil, Organização Básica da Auditoria Interna, Biblioteca Técnica de Auditoria Interna
 
por Agostinho de Oliveira Mello...
tracking img