Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4498 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema – Auditoria Contábil independente
Problemática – Qual a importância da auditoria nas empresas, quando da obrigatoriedade?
Objetivo geral – Apresentar de forma clara e objetiva qual o objetivo da auditoria independente nas empresas, forma de aplicação e quando da obrigação de tal trabalho.
Objetivo específico – A auditoria é um dos ramos da contabilidade que tem por objetivo principalexaminar e certificar que contas, livros, comprovantes e outros registros financeiros de uma empresa estejam registrados e apresentados de forma correta e confiável por parte de seus utilizadores nas demonstrações contábeis.
Segundo HOLMES (1956) a auditoria é o exame de demonstrações e registros administrativos. O auditor observa a exatidão, integridade e autencidade de tais demonstrações,registros e documentos. ( HOLMES, arthur W. Auditing, principles and procedura, Homewood, R.D. Irwin, Inc. 4ª ed., p.1, 1956)

Conceituação e Disposições Gerais

Segundo a NBC T 11 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, a auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação,consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.

Para FLORENTINO (1988 pág. 141) a auditoria contábil é um sistema permanente de atividades especializadas exercidas em uma entidade, compreendendo: o conhecimento das leis, normas ou costumes que regem as atividades da entidade; a observação dos controlesinternos mantidos pela entidade; o exame dos registros contábeis e dos documentos de suas operações; a verificação física dos bens ou valores da entidade; confirmação dos débitos e créditos de terceiros que transacionam com a entidade.
Procedimentos de auditoria
Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas parafundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos.
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão evalidade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
a) testes de transações e saldos; e
b) procedimentos de revisão analítica.
Para ATTIE (1998 pág. 52) o problema fundamental do auditor é a maneira de determinar a natureza e a extensão da verificação necessária, até onde deve chegar, quanto é preciso investigar, quais são as variáveis a considerar para que se formeuma opinião definitiva sobre a matéria em exame. Para isso são aplicados testes de auditoria, os quais se classificam em Testes de Procedimento e Testes de Saldos.

Segundo ALMEIDA (1996 pág. 45) ...representam um conjunto de técnicas que o auditor utiliza para colher as evidências sobre as informações das demosntrações financeiras.

Normas de execução dos trabalhos
O auditor deve planejarseu trabalho consoante as Normas Profissionais de Auditor Independente e estas normas, e de acordo com os prazos e demais compromissos contratualmente assumidos com a entidade. planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
a) o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relaçãoao exercício anterior;
b) o conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade;
c) os riscos de auditoria e identificação das áreas importantes da entidade, quer pelo volume de transações, quer pela complexidade de suas atividades;
d) a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados;
e) a existência...
tracking img