Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERFIL DO AUDITOR

I – Competência Legal

1 – Graduação em Ciências Contábeis

2 – Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

3 – Registro no CNAI – Cadastro Nacional de Auditores Independentes

Exame de Qualificação Técnica

O Exame de Qualificação Técnica é o principal requisito para ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do ConselhoFederal de Contabilidade (CFC) e também, é exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para todos os que desejarem obter registro naquele órgão para atuar em Auditoria Independente no âmbito do Mercado de Capitais.

O Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadstro Nacional de Auditores Independentes (CNAI( do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituído pela NBC P 5(atualmente resolução CFC nº 1.077, de 25/08/2006), é um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente.

O projeto é desenvolvido pela Vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e inciou-se devido a uma preocupação do CFC em elevar o nível técnico e científico do contador brasileiro daárea da Auditoria Independente, considerando o disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 308, de 14 de maio de 1999 e na Resolução nº 3.198, de 27 de maio de 2.004, do Banco Central do Brasil.

O objetivo deste projeto é estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido na área de Auditoria Independente. Para isso, o Exame tornou-seum dos requisitos para a inscrição do contador que pretende atuar no mercado de valores mobiliários.

O Exame é administrado por uma comissão formada por contadores indicados pelo próprio CFC e pelo IBRACON – Instituto dos Auditores independentes do Brasil.

Fonte: site do CFC

4 – Registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários

Devem estar registrados na CVM, osauditores que pretenderem auditar entidades de capital aberto e instituições que operam no mercado financeiro sujeitas ao controle do Banco Central do Brasil.

Para fins de registro na CVM o auditor deverá comprovar: estar registrado no CRC exercendo a profissão de auditor independente por um período não inferior a 5 anos e aprovação no exame de qualificação técnica.

5 – EducaçãoContinuada

Os auditores independentes deverão manter uma política de educação continuada de todo o seu quadro funcional e de si próprio, conforme o caso, segundo as diretrizes aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC e pelo Instituto Brasileiro de Contadores – IBRACON, com vistas a garantir a qualidade e o pleno atendimento das normas que regem o exercício da atividade de auditoriade demonstrações contábeis.

II – Atuação Profissional

Auditor Independente: atuação como Pessoa Jurídica ou Pessoa Física

Para se registrar como Auditor Independente – Pessoa Física, são exigidos os seguintes requisitos básicos, estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), na categoria contador, ter exercido por um prazo mínimo de 5 anos, atividade de auditoriaindependente no território nacional, consecutivos ou não, contados a partir do registro no CRC; estar exercendo atividade de auditoria independente, mantendo escritório profissional legalizado em nome próprio com instalações adequadas de maneira proporcionar a guarda, o sigilo e a segurança dos documentos e informações da atividade; possuir competência técnico-profissional para o desempenho das atividades eter sido aprovado no exame de qualificação técnica.

Para o registro como Auditor Independente Pessoa Jurídica, exige-se da sociedade: sua inscrição no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, na forma de sociedade civil, constituída especificamente com a finalidade de atuar na área de auditoria e demais serviços inerentes à profissão de contador; que todos os sócios sejam contadores e que, no...
tracking img