Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA, SUA ORIGEM E SEUS CONCEITOS.1
APRESENTAÇÃO
Seja bem vindo à disciplina de auditoria. Convido você a sair um pouco da rotina das empresas comerciais, amplamente estudadas nas disciplinas do curso de ciências contábeis, para, agora, conhecer um dos ramos de atividades no qual nós, contadores, podemos atuar no mercado de trabalho. Esta disciplina trará uma série de informações sobre otema com o intuito de agregar conhecimentos e fortalecer outros conteúdos já vistos durante nosso curso.
Caros Alunos, dentre as áreas de atuação do contador, temos a auditoria. A figura do auditor, muitas vezes, impõe certo terror para aqueles que são auditados, pois num primeiro momento a auditoria através de suas técnicas tem como características examinar documentos a fim de obter informações econfirmações, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Antes de iniciarmos nossa disciplina, pergunto: Você saberia dizer a origem da Auditoria? Sim? Não? Portanto, é justamente sob esse foco que iniciaremos nossos estudos.
Vamos ao trabalho!
Inicialmente, vou comentar sobre a origem da Auditoria. Muito bem. A prática da auditoria surgiuno século XV ou XVI, na Itália. Os precursores da contabilidade são os italianos, não sem razão, visto que o clero dessa época era o responsável pelos principais empreendimentos estruturados da Europa moderna ou medieval. O reconhecimento oficial da prática de auditoria também ocorreu na Itália (Veneza), onde em 1581 foi constituído o primeiro Colégio de Contadores, em cuja admissão o candidatodeveria completar aprendizado de seis anos como contador praticante e submeter-se a um exame. Primeiramente, os trabalhos realizados como auditoria eram bastante limitados, restringindo-se, em regra, à verificação dos registros contábeis, que visavam à comprovação de sua exatidão. Com a evolução da Ciência Contábil, que se tornou imprescindível às administrações das empresas, desenvolveu-se também,de forma notável, a técnica de auditoria, a ponto de hoje não ser um instrumento de mera observação, estático, mas também de orientação, de interpretação e de previsão de fatos, tornando-se mais dinâmica. Ainda em constante evolução, a técnica de auditoria é utilizada como peça importante na tomada de decisão pelos gerentes e/ou gestores privados e públicos.
Convido vocês a assistirem a estevídeo sobre a origem da Auditoria:
Muito bem, falamos sobre a origem da Auditoria e agora veremos
seus conceitos e classificações. Acompanhe!

Atualmente, Auditoria pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial efundamentada em normas e princípios sobre sua adequação.
Com base na definição conceitual de auditoria, é possível classificá-la em dois tipos: a operacional e a contábil. Vamos diferenciá-las!
A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores público e privado, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos daorganização estão sendo usados eficientemente e se estão sendo alcançados os objetivos operacionais.
A auditoria contábil, por sua vez, pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobresua adequação.
Ora, e como podemos classificar a Auditoria quanto às suas
formas de realização e objetivos? Vamos ver!
Quanto às formas de realização e aos objetivos pretendidos com os exames, encontram-se diversos tipos de auditoria, dos quais os mais comuns são:
A Auditoria na Área Contábil. Como vimos, é aquela realizada junto a área contábil e tem por objetivo identificar a adequação dos...
tracking img