Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade de Ensino Superior Amadeus
Faculdade Amadeus / Instituto Superior de Educação Amadeus
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO







LAUDELINO LUIZ CASTRO TANAJURA






AUDITORIA CONTÁBIL INTERNA – importância no processo da gestão empresarial















Aracaju - Sergipe
2012


LAUDELINO LUIZ CASTRO TANAJURA







AUDITORIA CONTÁBIL INTERNA –importância no processo da gestão empresarial






Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo apresentado ao Núcleo de Pós-graduação da Faculdade Amadeus - FAMA, como requisito parcial e obrigatório para obtenção do grau de Especialização em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário.


Orientador: Prof. Esp. Cantidiano Novais DantasAracaju – SE
2012



LAUDELINO LUIZ CASTRO TANAJURA




AUDITORIA CONTÁBIL INTERNA – importância no processo da gestão empresarial




Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo apresentado ao Núcleo de Pós-graduação da Faculdade Amadeus - FAMA, como requisito parcial e obrigatório para obtenção do grau de Especialização em Gestão Fiscal e PlanejamentoTributário.




Aprovado (a) com média:___________________





_______________________________________
Prof. Esp. Cantidiano Novais Dantas
Orientador e Avaliador




_______________________________________
Laudelino Luiz Castro Tanajura - Aluno





Aracaju (SE), ___ de ____________________ de 2012.







AUDITORIA CONTÁBIL INTERNA – importância no processo dagestão empresarial



Laudelino Luiz Castro Tanajura[1]



RESUMO
A contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem. Desde o seu aparecimento, tornou-se um conjunto ordenado de conhecimentos, com objetivos e finalidades definidas, tem sido considerado como uma arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação a ser seguida. Sua função é registrar, classificar, auditar, eanalisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões dos seus administradores. A auditoria é uma das aplicações dos princípios científicos na contabilidade, baseada na verificação dos registros patrimoniais das entidades para observar-lhes aexatidão, embora esta não seja o seu exclusivo objeto. A auditoria interna é uma importante ferramenta de gestão empresarial, para verificar a correta execução das normas e padrões dos controles organizacionais da instituição empresária. É, também, uma importante ferramenta para aumentar a eficiência e eficácia dos sistemas produtivos, auxiliando a gestão para tomada de decisões. Evidenciou-se, pormeio deste estudo, uma visão mais ampla do trabalho da auditoria, em especial da auditoria interna, apresentando sua importância nos controles organizacionais de gestão da instituição empresária, para melhor consecução dos serviços e posterior tomada de decisões.

Palavras-chaves: Auditoria. Auditoria Interna. Gestão Empresarial.

ABSTRACT
The accounting is so old how much the origin of theman. Since its appearance, a commanded set of knowledge became, with objectives and defined purposes, has been considered as an art, as technique or as science, in accordance with orientation to be followed. Its function is to register, to classify, to, and to analyze all the phenomena that occur in the patrimony of the entities, objectifying to supply information, interpretations and orientation onthe composition and the variations of this patrimony, for the taking of decisions of its administrators. The auditorship is one of the applications of the scientific principles in the accounting, based on the verification of the patrimonial registers of the entities to observe it to them exactness, even so this is not its exclusive object. The internal auditorship is an important tool of...
tracking img