Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS – FUPAC
Faculdade Presidente Antonio Carlos de Uberlândia

III Encontro Científico de Trabalhos Interdisciplinares

Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis

As diversas áreas de atuação do profissional contábil.

Uberlândia, MG - 2011

As diversas áreas de atuação do profissional contábil.

Auditoria ContábilComponentes:

Daffeny Glauce Macedo
Henrique Mendes
Leniara Muniz
Lucas José Neves
Maiara Meibel
Marlom Alves
Rafael Alves
Wagner Wegner Medeiros

Uberlândia, MG - 2011

Sumário

4. Resumo e Palavra- chave 4

5. Introdução 5
5.1 Apresentações Geral 5
5.2 Justificativa 5
5.3 Objetos Geral e específico 5
5.4 Metodologia 6

6. Desenvolvimento 6
6.1 Áreas seatuação do contador 6
6.2 Aspectos da auditoria 7
6.3 vantagens da auditoria contábil 8
6.4 Programas de Auditoria das Disponibilidades 8
6.4.1 A Aplicação dos Procedimentos de Auditoria Empresarial 8

7. Considerações finais 12

8. Referências Bibliográficas 13

4. Resumo e Palavra- Chave

O estudo que será apresentado visa demonstrar as diversas áreas de atuação docontabilista, focando-se na área de auditoria contábil. Foram realizadas diversas pesquisas em obras de profissionais conceituados, e observamos que esta é uma área de ótimo retorno financeiro e de grande expansão no mercado. Assim, demonstramos ao longo do trabalho, as atribuições deste profissional, as vantagens que serão obtidas com seus serviços, e os complexos procedimentos que o auditorrealiza, tendo em vista a minuciosidade dos serviços. Observou-se então a importância desta área nos vários segmentos abrangidos, e estas foram repassadas nesse estudo. O exame da auditoria efetuado no disponível tem por finalidade confirmar sua existência e se esse é pertencente à entidade, determinar se foram utilizados os princípios fundamentais de contabilidade geralmente aceitos e, se esse estácorretamente classificado nas demonstrações financeiras. O principal objetivo deste trabalho é analisar como a auditoria das disponibilidades pode detectar falhas de controle interno em uma instituição de ensino e, auxiliar seus gestores na tomada de decisões. Sendo assim, procedeu-se uma pesquisa aplicada, na qual se realizou um levantamento e embasamento teórico, cruzando-os com a prática em umestudo de caso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa aplicada, com objetivo exploratório, inicialmente baseando-se em uma fundamentação teórica através de pesquisas bibliográficas e, subseqüentemente, cruzando essas informações com os dados coletados. Os resultados indicam que apesar de as empresas não possuírem um rígido controle interno, realizando algunsprocessos e tomando alguns cuidados, elas conseguirão examinar todas as suas contas pertencentes ao subgrupo das disponibilidades e, assim, obter maior confiabilidade sobre essas contas em suas demonstrações financeiras, além de auxiliar seus gestores nas tomadas de decisões.

PALAVRAS-CHAVE: Contabilista. Auditoria Contábil. Profissionais, metodologia.

5. INTRODUÇÃO

5.1 Apresentaçõesgerais.

O termo auditoria deriva do latim audire, que significa ouvir. Os ingleses ampliaram-no como auditing para denominar a técnica contábil da revisão. Para atender ao mundo globalizado composto por uma sociedade moderna com grandes organizações e em constante desenvolvimento econômico, gerando crescente complexidade na administração dos negócios, onde as transações são contabilizadas emreal-time, sujeitas às determinações fiscais e legais, e devido à criação de normas regulamentadoras da profissão, o conceito de auditoria tem-se ampliado ao longo do tempo.
Com o objetivo primordial de examinar a veracidade e a correção das informações apresentadas na escrituração e nas demonstrações financeiras das entidades,
Auditoria Contábil constituiu-se como uma das técnicas desenvolvidas pela...
tracking img