Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LÍGIA MARIA DOS S. N. DE OLIVEIRA
ADALGIZA PEREIRA DA SILVA
JÚLIO ALEXANDRE DA SILVA
LUCYLA DE OLIVEIRA CYLES
EURICLÉIA FABIANA NUNES
GILMARA NUNES DE LIMA

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS A SEREM AUDITADAS

TRÊS LAGOAS/MS

2010

AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DEMATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LÍGIA MARIA DOS S. N. DE OLIVEIRA
ADALGIZA PEREIRA DA SILVA
JÚLIO ALEXANDRE DA SILVA
LUCYLA DE OLIVEIRA CYLES
EURICLÉIA FABIANA NUNES
GILMARA NUNES DE LIMA

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS A SEREM AUDITADAS

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Auditoria, ministrada peloprofessor Aquiles Nogueira da 4ª série do Curso de Ciências Contábeis.

TRÊS LAGOAS/MS

2010

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas, baseado nos resultados apurados em balanços. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou asgrandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que têm na confirmação dos registros contábeis a proteção ao seu patrimônio.
Como conseqüência, as demonstrações contábeis passaram a ter importância muito grande para os futuros investidores. Assim, como medida de segurança conta a possibilidade de manipulação de informações, passou-se a exigir que essas demonstrações fossemexaminadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica, surgindo assim à figura do auditor externo ou independente.
A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo capacitar o auditor a emitir um parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial efinanceira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação específica no que for pertinente.
O objetivo principal do auditor externo ou independente é emitir uma opinião ou parecer sobre as demonstrações financeiras, observando se foram preparadas de acordo comos princípios da contabilidade, geralmente aceitos, se esses princípios foram aplicados com uniformidade nesse exercício social em comparação com o exercício social anterior e se todas as informações necessárias foram divulgadas, para que o leitor tenha um perfeito entendimento sobre essas demonstrações.
Segundo o art. 176 da lei 6.404/76: Ao fim de cada exercício social, a diretoriafará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
1. Balanço Patrimonial – BP;

2. Demonstração do Resultado do Exercício - DLPA;

3. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulado - DLPA;

4. Demonstração do Fluxo deCaixa – DFC; e

5. Demonstração do Valor Adicionado – DVA.

As principais exigências a serem seguidas pela Lei 6.404/76 na elaboração das Demonstrações Contábeis e que o auditor irá examinar para certificar se elas estão sendo seguidas:
➢ Que essas demonstrações deverão ser elaboradas no fim de cada exercício social (normalmente de 01 ano) e com a indicação dos valorescorrespondentes das demonstrações do exercício anterior;

➢ Que as demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo proposta dos órgãos da administração, do pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral;

➢ As demonstrações financeiras deverão ser elaboradas de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos; esses princípios devem ser uniformes no tempo e as...
tracking img