Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO


Neste trabalho foi abordada e pesquisada a importância e a necessidade de um sistema de controle interno bem estruturado em relação ao departamento de contas a receber, voltado para área financeira de uma pequena empresa do setor de climatização e refrigeração, conforme abordado adiante.

O setor de climatização e refrigeração é um mercado que está em pleno desenvolvimento,no Brasil e no mundo, porque com as necessidades modernas da sociedade que consomem cada vez mais conforto e segurança, há uma enorme fabricação de condicionadores de ar e similares no Brasil e no mundo para atender essa necessidade, e com isto surgem cada vez mais várias empresas de prestação de serviços para instalação, manutenção destes equipamentos.

O setor de climatização e refrigeraçãopossui uma parcela significativa do mercado mundial e algumas empresas internacionais, fabricantes de condicionadores de ar estão investindo no mercado brasileiro. O setor gera milhões de empregos diretos e indiretos no mundo e no Brasil.

Segundo a Asbrav (Associação Sul Brasileira de Refrigeração e Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação) atualmente as indústrias operam com capacidade paraproduzir milhões de aparelhos por ano que são comercializados em 180 países do mundo e um desses países é o Brasil. Hoje são mais de 20 milhões de usuários de equipamentos de condicionadores de Ar e similares em todos os continentes. (2005)

O Setor no Brasil possui alguns órgãos que dão apoio ao setor um desses órgãos é o IBF - Instituto Brasileiro do Frio que é uma associação civil sem finslucrativos, sediada em São Paulo (SP) e com atuação nacional, que congrega profissionais da área de refrigeração e de segmentos que dela se utilizam.

Algumas funções do IBF são propiciar acesso a informações gerais e estatísticas do setor de refrigeração, estudos específicos sobre a tecnologia do frio e suas aplicações, promove o desenvolvimento de pesquisas científicas e de estudos técnicos eeconômicos relativos à produção e utilização do frio, favorece o ensino e a divulgação de área de competência, favorece o desenvolvimento das aplicações do frio, notadamente nos domínios da agricultura, da alimentação, da indústria e da higiene e saúde.

Essas estatísticas, pesquisas científicas e informações em gerais representam o mercado em potencial que o Brasil tem no setor de climatização erefrigeração.(www.ibf.com.br,2005)

O setor é um grande consumidor de energia, mas também é fundamental para gerar conforto, segurança alimentar, tecnologias científicas para atestar a qualidade imprescindível do ar, principalmente em ambientes hospitalares, alimentícios e outros. Atualmente, além do enorme progresso conseguido pela indústria na eficiência energética dos equipamentos, hátecnologia disponível para tornar o consumo energético global mais racional.

O setor conta com eventos de proporções internacionais, principalmente na região sul do país, para alavancar os negócios e atrair um público de milhões de pessoas, entre empresários, projetistas, engenheiros, técnicos, instaladores, representantes, distribuidores, usuários corporativos, consumidores, entre outros.Segundo a Asbrav, (Associação Sul-Brasileira de Refrigeração e Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), o Brasil possui o mercado de refrigeração e ar condicionado mais aquecido do Mercosul, com previsão de crescimento enorme de 10 % para esse ano. Grande parte deste setor desenvolve-se na Região Sul, que tem como vantagem sua proximidade com o Mercosul e, conseqüentemente, maior facilidade deintercâmbio entre os países da América Latina.

De acordo com a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento) existem eventos mundiais tais como o congresso Internacional Mercofrio que proporciona negócios gerados no país na ordem de milhões para o setor de refrigeração além de mostrar ao público em geral o avanço de várias tecnologias para o mercado...
tracking img