Auditoria e a lei sarbanes - oxley

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria e a lei sarbanes - oxley

Amarildo Richter Boyaski
Tassiane Antunes Rossi Luciano Maso
FEMAResumo

Este artigo apresenta a evolução da auditoria no mundo dos negócios, e como esta avança e deixa marcas eficazes nas suas diretrizes desde a Revolução Industrial, fatos estes que foram muito relevantes para que pudesse expandir e chegar ao mercado buscando informações verdadeiras e precisas sobre as organizações. Oobjetivo deste artigo é abrir um espaço para conceituação e definição de auditoria, onde é possível mostrar a sua importância para apurar resultados e regularizar os registros das empresas, assim, seus gestores conseguem avaliar seu gerenciamento e tomar atitudes mais eficazes, na liquidez e rentabilidade da organização, sendo críticos e éticos em suas decisões.
Abordaremos sobre a Lei SarbanesOxley (SOX), que nasceu para auditar as empresas, começou com os escândalos da ENRON e WORLDCOM, que estavam lucrando com o forjamento de dados da empresa. Por este motivo foram inseridas algumas regras contábeis de tal forma que todas as organizações adotassem o mesmo procedimento, para que fosse feita a auditoria em cada uma delas utilizando as normas padrões, para que nenhuma fosse prejudicada emsua lucratividade ou rentabilidade.

Palavras-chave: Auditoria, Evolução, Lei Sarbanes (SOX)

IntroduçÃo

A auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas, baseado nos resultados apurados em balanço. Em síntese, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimento econômico dos países, docrescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.
Em julho de 2002, foi promulgada a lei Sarbanes-Oxley nos Estados Unidos, estabelecendo uma das maiores reformas ocorridas na regulamentação do mercado de capitais norte americano. A lei foi uma resposta aos escândalos contábeis que envolveram grandescompanhias consideradas umas das melhores para se trabalhar do qual estabeleceu regras para a padronização e aperfeiçoamento dos controles financeiros.
Com isso, seria necessário recuperar a confiança dos investidores ao mercado financeiro, e precaver os danos que ocorreram na decorrência das fraudes cometidas pelos executivos dessas empresas, como por exemplo, a Enron e Worldcom.
A SOX éconsiderada uma das mais rigorosas regulamentações sobre o estabelecimento de controles internos, a elaboração de relatórios financeiros e a divulgação de informações, pois as normas nela implantada faz com que as organizações efetivem seus processos dentro da norma para não terem problemas mais tarde com a regularização tomada pelo auditor fiscal.

1 HISTORIA DA AUDITORIA

O surgimento daAuditoria está ligado diretamente a Contabilidade, que surgiu para controlar o patrimônio das empresas mediante os registros, preparação das demonstrações e interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de fornecer informações sobre a gestão patrimonial. Segundo Sá (2000, p.15) “a auditoria é uma das aplicações dos princípios da Contabilidade, baseada na verificação dos registros patrimoniais dasaziendas, sua importância é reconhecida desde a civilização suméria”.
Na história da auditoria admite-se que sua evolução foi na Inglaterra se alastrando pela Europa. “A auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comércio e instituir a taxação do imposto de renda”, segundo Franco e Marra (2007,...
tracking img