AUDITORIA E CONSULTIRA RH

1739 palavras 7 páginas
WEB-AULA 1
Gestão estratégica de Recursos Humanos
Apresentação do Professor
“Olá pessoal, sou o Prof. Rinaldo José Barbosa Lima e é com muita satisfação que iniciaremos nossa conversa sobre um tema que atualmente está fazendo parte do dia a dia de inúmeras empresas a “Auditoria de Gestão” mais precisamente em Recursos Humanos. Coordenei vários trabalhos relacionados à implantação de sistema de gestão da qualidade em várias empresas, inclusive na Sercomtel SA Telecomunicações, onde trabalho atualmente na área de Gestão Empresarial (área responsável por todo o sistema de gestão da empresa inclusive Planejamento Estratégico).

Sabemos que a cada dia, mais e mais empresas utilizam recursos disponíveis no mercado para melhorar seus processos produtivos na busca de melhores resultados. Com a área de Recursos Humanos não é diferente. Cada vez mais empresas necessitam de profissionais qualificados, proativos e que possuam uma característica primordial para os dias de hoje, que tenham capacidade de avaliar o processo como um todo (começo, meio e fim) dentro de uma visão sistêmica.
Visão do todo

Uma empresa com profissionais com esse perfil, faz parte do sonho de muitos empresários que almejam crescer no seu ramo de negócio. Muitos deles possuem um discurso muito eloqüente, mais ou menos assim:
"Nossos funcionáirio são a mola propulsora dessa empresa..." ou "O que seria dessa empresa sem vocês..." Ou ainda
" Se essa empresa é o que é, deve a todos os funcionários..."
Daria para encher páginas e páginas de frases como estas.
Bem, se o que falamos é uma realidade, posso fazer uma pergunta?
"Na primeira situação de dificuldade financeira da empresa, qual é a primeira área que sofre os cortes?
Então vamos botar o pé no chão e andar mais próximo da realidade? Quando falamos das características dos profissionais, isso é real, mas cabe aos gerentes de Recursos Humanos oferecerem metodologias de avaliação de melhoria nos processos não só relacionados

Relacionados