Auditoria pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS – REVISÃO - PROVA 1

1 – Durante os trabalhos de campo, ao analisar os documentos da entidade, o auditor identificou que um veículo da entidade auditada havia sido incendiado e que não havia seguro para cobertura de acidentes. Nesse caso, ainda não havia sido feita qualquer contabilização. Assim, qual das opções abaixo se mostra mais adequada para recomendação:
a) Não haveráefeito no patrimônio, pois trata-se de mutação patrimonial, assim, não há recomendações a fazer.
b) Haverá efeito negativo sobre o patrimônio e será recomendada a baixa do bem.
c) Será sugerida a contabilização de uma despesa na entidade auditada.
d) Haverá efeito no balanço orçamentário da entidade e será recomendada a execução de uma despesa.
e) Como o fato deveu-se a um fenômeno danatureza, não haverá efeito no patrimônio, antão, não há o que contabilizar.
f) A melhor opção será sugerir a contabilização de uma variação ativa.

Durante uma auditoria, verificaram-se os fatos abaixo (questões 2 a 5), os quais foram questionados pela equipe de auditoria, que obteve respostas específicas para cada caso, fornecidas pela administração. Julgue essas respostas e emita umaadequada opinião (‘SATISFATÓRIAS’ ou ‘INSATISFATÓRIAS’), conforme o caso, JUSTIFICANDO, no caso de discordar da resposta fornecida pelo gestor:

2) SUPRIMENTO DE FUNDOS: no ano anterior havia sido concedido suprimento de fundos a servidor, que ainda não efetuou a prestação de contas, apesar de já ter transcorrido o tempo legal para tal procedimento. No balanço do ano anterior já constava o saldo acomprovar pendente de prestação de contas.

RESPOSTA: nada foi feito, pois o administrador do ano passado foi substituído. Neste caso, ele que deve responder perante o Tribunal de Contas.
Opinião: _____________________

3) PASSIVO: foi concluída a auditoria em 30.10.x8 e havia saldo na conta do passivo financeiro Restos a Pagar Não Processados (conta nº 212160102).

RESPOSTA: esse saldo serápago quando houver a entrega do bem pela empresa fornecedora. Entretanto, se até 31.12.X8 isso não ocorrer, faremos a reinscrição desse passivo, pois há interesse da administração em manter os termos acertados com a empresa.
Opinião: _____________________

4) PASSIVO COMPENSADO: foi identificado que havia saldo na conta nº 299100000 – TÍTULOS E VALORES SOB RESPONSABILIDADE.
RESPOSTA: essevalor refere-se a uma caução pela assinatura de um contrato. Quando do encerramento do acordo que deu origem a esse contrato, serão devolvidos esses valores à empresa contratada, Neste caso, o saldo refere-se a um contrato de duração continuada com uma empresa de telefonia, conforme cópia do contrato que segue anexo (ficou comprovado que o contrato poderá ser prorrogado – termos aditivos – por mais2 anos).
Opinião: _____________________


5) RESTOS A PAGAR: foi identificado que uma mesma despesa inscrita em restos a pagar em 31.12.x1 foi cancelada em 31.12.x2 e paga em 15.06.x4, com recursos de restos a pagar inscritos em 31.12.x3.

RESPOSTA: o fornecedor entregou o bem em 10.06.x4 e essa despesa já havia sido inscrita em restos a pagar em 31.12.x1. Neste caso, havia interesse enecessidade da administração em adquirir o referido bem (isso ficou realmente comprovado) e não havia ainda completado o período de 5 anos de prescrição de restos a pagar, conforme a legislação que trata do assunto.
Opinião: _____________________
6 – Julgue os itens seguintes, conforme sejam certos ou errados (C ou E):
a) Uma receita efetiva aumenta o patrimônio da entidade que a contabilizou.b) Uma despesa não-efetiva não afeta o patrimônio da entidade que a contabilizou.
c) Uma despesa efetiva provoca efeito positivo no resultado orçamentário apurado no balanço orçamentário da entidade.
d) A receita proveniente da dívida ativa é uma receita corrente que provoca mutação patrimonial.
e) A receita de recebimento (amortização) de empréstimos anteriormente concedidos é...
tracking img