AUDITORIA NO SECTOR PÚBLICO

11350 palavras 46 páginas
Licenciatura em Contabilidade e Administração
Ramo: Auditoria

O Papel da Auditoria Interna no Sector Público

Praia 21 de Abril de 2014

RESUMO

A auditoria interna é uma actividade independente ancorada na administração da empresa, com vista a acrescentar valor à organização nela inserida, observando o funcionamento dos controlos internos existentes. É uma actividade importante para qualquer empresa, por ser a única que ter acesso a todas as outras áreas da empresa.
Hoje mais do que nunca lhe é exigido aos gestores públicos uma maior responsabilidade na gestão da coisa pública de forma que os recursos do Estado sejam abordados dentro de um enfoque que tenha em conta aspectos de suma importância como a eficiência, eficácia e economicidade na gestão, no controlo e governação. Este novo enquadramento requer por parte do Estado um controlo especializado, que possa aferir da correcta actuação dos responsáveis.
Os procedimentos de fiscalização mostram-se insuficientes e novos mecanismos de controlo têm de ser instalados. A prática regular da auditoria no sector público, que atinja novos alcances, para avaliar da correcta aplicação dos recursos públicos, é cada vez mais uma realidade, embora exista ainda um longo caminho a percorrer. Conquanto se avance cada vez mais neste campo, o processo não se encontra generalizado, o que pode ser um desafio cada vez maior para os governos dos países.
Cada vez mais ela se torna mais importante, pois o mundo encontra-se em constante desenvolvimento e as empresas acompanham esse desenvolvimento ampliando as suas actividades, ou dimensão. As entidades públicas e as empresas privadas laboram segundo diferente objectivos, utilizam diferentes técnicas, o que em matéria de auditoria exige o desenvolvimento e adequação de métodos apropriados para as instituições púbicas, para ir ao encontro das suas necessidades.

Palavras-chave: Controlo, Auditoria, Eficácia, Eficiência, Economicidade.

Relacionados

  • Semeando sustentabilidade
    14175 palavras | 57 páginas
  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas