Auditoria No Passivo N O Circulante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto







Auditoria no Passivo Não Circulante




Nomes: Jessica Gonçalves 21389559
Leticia Fernandes 21345440
Mizraim Sarai 21361917
Taiane Canella 21345395









Auditoria no Passivo Não Circulante




Trabalho apresentado pelos alunos de Ciências Contábeis, do 7º Semestre – Turma A – Orientador: Wagner Pagliato.


Sumário
Introdução
Procedimentos de Auditoria do Passivo Não CirculanteEmissão de Debênture
Empréstimos e Financiamentos à Longo Prazo
Empréstimos de Empresas
Provisões
Provisões de Impostos de Renda Diferidos
Conclusão
Referências Bibliográficas

Introdução

Passivo é constituído pelas obrigações da entidade para com terceiros, estando subdivididas em passivo circulante, obrigações a serem quitadas dentro do exercício social corrente, passivo não circulante obrigaçõesda entidade com vencimento após o exercício social corrente, e o patrimônio líquido é a diferença entre ativo e passivo, é demonstrado os valores que os quotistas e acionistas tem aplicado na entidade e rendimentos decorrentes dos resultados do exercício social.
Como foi ressaltado acima no passivo não circulante classificam-se as obrigações perante terceiros, com prazos de vencimento após otérmino do exercício social corrente.
As contas do passivo não circulante são auditadas com o propósito de assegurar se todas as dívidas da entidade estão sendo devidamente registradas na contabilidade, e se os controles internos estão estruturados para garantir a correta contabilização das obrigações da empresa. Além de observarem as contabilizações e registros, é importante analisar se realmente asobrigações são devidas pela entidade, e se estas obrigações estão sendo liquidadas de acordo com sua política financeira.
Os erros mais comuns encontrados em auditoria no passivo não circulante deriva de valores fictícios, acréscimos falsos, omissões e simulações. Estes erros podem estar ligados a uma possível falência, concordatas, desvio de numerários, etc.
A auditoria do passivo não circulantevisa delimitar se os passivos realmente pertencem à entidade, se existem ativos vinculados aos passivos, se os princípios contábeis estão sendo praticados, e se a classificação no balanço patrimonial está sendo feita de forma correta, respeitando os prazos de pagamento, que no caso do passivo não circulante sempre em longo prazo após os 12 meses do exercício social corrente.
Torna-se importante aauditoria no passivo não circulante, pois será através dela que poderá estabelecer o grau de confiabilidade dos registros e saldos contábeis das obrigações sociais e fiscais, se a aplicação das alíquotas e bases de cálculos segue os preceitos da legislação vigente; indicar se todas as contingências e despesas futuras estimada estão sendo provisionadas, classificadas e registradas de acordo com osprincípios fundamentais de contabilidade aplicada de acordo com a legislação vigente, e se as provisões foram debitadas no ato de sua liquidação; se as obrigações referem-se a custos e despesas do período. Contudo o grande intuito do auditor é de comprovar de que todas as obrigações da empresa foram devidamente registradas e contabilizadas de acordo com os princípios contábeis da legislaçãovigente.
As obrigações das entidades são compostas pelos seguintes grupos de contas de fornecedores a pagar; empréstimos e financiamentos a pagar; imposto de renda e contribuição social a pagar; outros impostos a pagar; provisões e contingências; outras obrigações, todas a longo prazo.











Procedimentos da Auditoria do Passivo Não Circulante

Exame Físico: Contagem das contas a pagar e dos títulosa pagar.
Circulação: Confirmação do saldo devedor para com os fornecedores, dos empréstimos e financiamentos a pagar e das contas a pagar.
Observação: Se a classificação está sendo feita de forma correta nas contas contábeis, se os princípios de contabilidade estão sendo seguidos, e se existem ativos dados em garantia.
Registros Auxiliares: Exame de todos os documentos que norteiam os...
tracking img