Auditoria no passivo circulante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LA SALLE

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Conceitos e Definições

Lucas do Rio Verde-MT
2012

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Conceitos e Definições

Trabalho de Análise e Contabilidade de Custos II apresentado como exigência parcial para obtenção de nota bimestral em Ciências Contábeis à Faculdade La Salle, sob a orientação da Professora Cristiane Cerveira.

Lucas do Rio Verde-MT
2012
INTRODUÇÃO
O presentetrabalho fará uma abordagem sobre o tema departamentalização, vista dentro do contexto da contabilidade.
O objetivo deste trabalho é expandir as definições e conceitos que envolvem a departamentalização, mencionar suas respectivas características, classificações e definições.
Abordará também a relação entre departamentalização e Custos, demonstrando a importância da divisão dos custos nosdeterminados departamentos, ressaltando influências e critérios a serem seguidos.
Para a contabilidade de custos departamentalização é o critério mais eficaz para uma racional Distribuição dos custos indiretos. Com isso cada departamento pode ser dividido em mais de um centro de custos. Os departamentos são divididos em produção e serviços. Para a apropriação dos custos indiretos dos produtos, énecessário que todos esses custos estejam nos departamentos de produção. É necessário que todos os custos dos departamentos de serviços sejam rateados de tal forma que recaiam sobre os de produção.
As organizações terão grandes benefícios se conhecer, analisar e escolher o melhor tipo de departamentalização.

O QUE É DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Departamento é a unidade mínima administrativa para a Contabilidade deCustos, representada por pessoas e máquinas. Diz-se unidade mínima administrativa porque sempre há um responsável para cada departamento, ou deveria haver.
Esse conceito que liga a atribuição de cada Departamento à responsabilidade de uma pessoa dará origem a uma das formas de uso da Contabilidade de custos como forma de controle.
No campo de Custos, a avaliação de estoques, mostra quevisualizar o Departamento como um conjunto, apesar de na maioria das vezes ser constituído por maquinas e pessoas, pode também ocorrer sob a forma de pessoas apenas e, pelo menos teoricamente, também só maquinar, que realizam atividades homogêneas.

COMO SE CLASSIFICA
Divide-se em dois departamentos:
Departamento de Produção: requer qualquer tipo de modificação sobre o produto diretamente ouindiretamente, mas que atuam sobre o produto.
Também conhecidos por produtivos, tem seus custos jogados sobre os produtos, já que estes passam inclusive fisicamente por eles.
Departamento de serviços: é aquele que trabalha na execução de serviços auxiliares e não na atuação direta dos produtos.
Chamados também por departamentos não produtivos, pois não tem seus custos apropriados diretamente aos produtos, e,sendo apenas prestação de serviços a outros departamentos, tem seus custos transferidos para os que deles se beneficiam.

DEPARTAMENTO E CENTRO DE CUSTOS
Geralmente um Departamento é um Centro de Custos, ou seja, neles são acumulados os Custos indiretos para posterior alocação dos produtos ou a outros Departamentos.
Em outras situações podem existir diversos Centros de Custos dentro de um mesmodepartamento.
Centro de custos, portanto é a unidade mínima de acumulação de Custos Indiretos. Mas não é necessariamente uma unidade administrativa, só ocorrendo quando coincide com o próprio departamento.
É comum encontrarmos empresas com um “Departamento de Custos Comuns” onde estão incluídos Custos Indiretos, tais como, energia, aluguel da fabrica, seguros. Na verdade, não existe essedepartamento propriamente dito; antes é um Centro de Custos não existe fisicamente que está sob o controle global do “Departamento da Administração da Fábrica”. Ao invés de fazer a classificação e denominação, costuma a Contabilidade de Custos proceder à agregação desses Custos de Produção Indiretos e chamar de “Departamento” seu conjunto.
Para ser caracterizado como tal, um centro de custos deveria ter...
tracking img