Auditoria nas disponibilidades

13/02/2013

“A auditoria das demonstrações financeiras destina-se ao exame e avaliação dos componentes dessas demonstrações, no que concerne à adequação dos registros e procedimentos contábeis,sistemática dos controles internos, observância das normas, regulamentos e padrões aplicáveis, bem como a aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade”.
(Sérgio Jund, “Auditoria: Conceitos,Normas, Técnicas e Procedimentos”)

1

13/02/2013

PROCEDIMENTOS
Por ser mais vulnerável que os outros ativos, as análises deverão ser minuciosas, levando em consideração os seguintes aspectos:Verificação das disponibilidades; Contagem física de caixa; Dissimulação de faltas de caixa; Exame de pagamentos e recebimentos.

TESTES
Os erros nos saldos de contas do Balanço Patrimonial ou daDRE, podem ser: - Para MAIS, Superavaliado; - Ou para MENOS, Subavaliado.

2

13/02/2013

SUPERAVALIAÇÃO
No teste para superavaliação, o auditor parte do valor registrado no razão geral para odocumentosuporte da transação.

SUBAVALIAÇÃO
No teste para subavaliação, o auditor parte do documento para a razão geral.

3

13/02/2013

OS ASPECTOS DAS DISPONIBILIDADES

ASPECTOSCONTÁBEIS
Os ativos são classificados por ordem decrescente de grau de liquidez; As disponibilidades são classificadas na primeira linha do lado ativo no balanço patrimonial, ou seja, é o subgrupo do ativode maior grau de liquidez; Para um ativo ser classificado no subgrupo das disponibilidades é importante que não haja restrições a seu uso imediato (ex.: Os cheques emitidos e ainda não entregues aosbeneficiários).

4

13/02/2013

ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO
É importante que o auditor possua conhecimentos sobre administração financeira. Os principais pontos que o auditor deve observar sãoseguintes: - Se é elaborado orçamento financeiro; - Se existe boa base para elaboração desse orçamento, ou seja, se - Esse não é feito em base aleatória; - Se as previsões do orçamento são precisas; -...
tracking img