Auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
É notável que as importações desempenham um papel importante na vida econômica de qualquer país, por mais rico que seja. Assim, nenhum país é totalmente auto-suficiente. Aliás, todos os países estão subordinados a uma lei econômica, segundo a qual quanto mais desenvolvidos e mais industrializados forem, maior será a sua necessidade de ampliar o relacionamento com os demais países.
Aimportação consiste na compra de produtos no exterior, por parte dos países que deles necessitam, e na entrada de mercadorias num país, provenientes do exterior.
Durante muitos anos, o Brasil manteve uma economia fechada para o comércio internacional. Adotou, intencionalmente, uma política paternalista destinada a beneficiar a exportação, visando a manutenção superavitária da balança comercial, oque acabou por distanciá-lo dos outros países.
Atualmente, o país mudou esta postura. Pratica uma política de abertura à economia e de integração ao contexto internacional para poder participar do processo de globalização.
Uma prova desta mudança foi a implantação, em janeiro/97, do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) Importação. O SISCOMEX é o instrumento administrativo queintegra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
Esta sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro integra as atividades afins da Secretaria de Comércio Exterior, da Secretaria da Receita Federal e do Banco Central do Brasil, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapasdas operações de importação.
A partir daí, as vantagens da importação, tanto de produtos quanto de serviços, são hoje amplamente conhecidas e aceitas. Já não é mais possível imaginar o Brasil dentro daquele mercado tão restrito.
O Comércio Internacional passou a funcionar como uma via de mão dupla, isto é, a importação de máquinas e equipamentos, a aquisição de novas tecnologias, a adoção denovos métodos e técnicas de produção, a modernização dos parques industriais e a ampliação do leque de alternativas de compras de insumos vieram reduzir o tempo e o custo de produção.
Além disso, beneficiam diretamente as empresas, capacitando-as a produzir bens de melhor qualidade e, conseqüentemente, de maior competitividade no mercado internacional, criando, em contrapartida, condições maisfavoráveis à exportação de produtos e serviços.
Com a importação, houve a criação de novos negócios, a abertura de novas empresas, o estabelecimento de representantes ou distribuidores de empresas estrangeiras, gerando novos empregos.
O lançamento de produtos diferentes, de melhor qualidade e com preços competitivos fez com o que brasileiro se conscientizasse da importância da abertura da economiapara o desenvolvimento do país, obrigando as indústrias a reformular seu parque industrial, completamente obsoleto, com o intuito de poder competir no novo mercado.

PLANEJAMENTO DE IMPORTAÇÃO

È essencial que toda operação de importação seja feita de forma planejada devido a grande quantidade de variáveis com que lidamos na importação, assim é fundamental conhecermos os custos envolvidos noprocesso, os procedimentos a serem adotados, e a montagem de uma planilha de pré-cálculo dos custos de importação.
Vantagens em Importar:
Para o País:
Manutenção dos acordos bilaterais;
Equilíbrio do mercado interno;
Aumento de tecnologia com reflexo na competitividade do produto;
Alternativas a oligopólios/monopólios existentes no mercado interno;
Encontrar produtos nãoexistentes no mercado interno;
Estratégia de Exportação – Drawback;
Estratégia de Integração.

Para a Empresa:
Economia na mão-de-obra com reflexo na folha de pagamento;
Ganho de capital sem investimento no parque industrial;
Melhorias no parque fabril através da obtenção de máquinas e equipamentos;

Para o consumidor:
Opção de escolha com produtos de melhor qualidade e...
tracking img