Auditoria interna na banca comercial angolana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente estudo, ficará restrito aos bancos comerciais, que de um tempo para cá fazem cada vez mais parte das nossas vidas, por intermédio dos variados produtos e serviços por estes oferecidos.
No nosso país, nos últimos tempos, verificou-se uma crescente aparição destas instituições. Quer seja empresas ou particulares, tem procurado cada vez mais estes serviços, por formas aminimizar determinados riscos como por exemplo no que toca a pagamentos à terceiros e melhoria do nível de vida ou expansão de negócios por intermédio do crédito bancário.
Problema científico:
Até que ponto a banca comercial segue as normas de auditoria interna de forma garantir um sistema mais sólido?
Tendo como objecto de estudo a auditoria interna, verificaremos que seguindo todos ospressupostos que o procedimento de controlo interno impõe, teremos um sistema bancário mais sólido.
Objectivo Geral:
O Objectivo Geral da pesquisa é o de verificar a importância de uma auditoria interna na Banca comercial Angolana, de forma a garantir um sistema mais sólido.
Objectivos específicos:
Como Objectivo específico teremos o seguinte:
• Apresentar um marco referencial teórico sobre Auditoria;• Relatar os processos de organização;
• Conhecer o sistema de controlo interno implementado ou utilizado pela;
• Demonstrar a importância da auditoria nos bancos comerciais, em particular no Banco BFA, Angola.
Justificativa do tema: A importância deste projecto é dada pela actualidade do tema, verificando o aumento considerável destas instituições e naturalmente a procura dos seus serviços. Etambém por curiosidade em melhor entender o funcionamento dos bancos comerciais.

Público-alvo:
Pretende-se alcançar com este estudo os bancos comerciais, auditores internos, estudantes, e o público em geral que se identificar com o estudo em causa.

Delimitação do tema:
Delimitou-se o trabalho inicialmente a pesquisa bibliográfica, uma vez que, é o ponto de partida de toda pesquisa.Importância e Actualidade do tema:
Falar sobre auditoria interna é de suma importância para as organizações, pois este vem desempenhando papel de grande relevância, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio a gestão a transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das actividades executadas.
Deste modo, no mundo moderno que hojevivemos, procuramos cada vez mais os serviços bancários e eles por sua vez procuram a satisfação do cliente face a concorrência que se tem verificado neste mercado.



Metodologia:
O levantamento das informações, foram feitos a partir do material colectado em livros, revistas, jornais, artigos, sites da internet e outras fontes escritas devidamente publicadas.
Estrutura do trabalho:
Estamonografia encontra-se estruturada, inicialmente por uma introdução, onde aplicamos o problema científico, os objectivos, a hipótese bem como a devida metodologia. Depois segue-se o corpo do trabalho que está dividida em três capítulos, e as respectivas conclusões e recomendações bem como a referida bibliografia.














CAPÍTULO I: ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE A AUDITORIA

1.1 BreveHistorial Sobre a Auditoria
Para melhor entendermos o trabalho da Auditoria Interna, importa fazermos um breve histórico sobre a Auditoria de uma forma geral.
Conforme Carlos Baptista da Costa (2000), a Auditoria moderna teve o seu início na Grã-Bretanha em meados do século XIX como consequência da revolução industrial feita anos antes. Segundo o mesmo autor, a partir desta data começou-se apraticar a contabilidade e a auditoria como hoje são entendidas, devido principalmente ao grande incremento das empresas industriais e comerciais, as quais começaram a sentir a necessidade de implementar bons procedimentos contabilísticos e eficientes medidas de controlo interno. Por outro, o facto de a maior parte de tais empresas serem sociedades anónimas implicou que as demonstrações financeiras...
tracking img