Auditoria hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 1
1.1 TEMA 1
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 1
1.3 JUSTIFICATIVA 2
1.3.1 OBJETIVOS 2
1.3.2 Objetivo geral 3
1.3.3 Objetivo específico 3
2. METODOLOGIA 4
3. RESULTADOS ESPERADOS 4
4. CRONOGRAMA.............................................................................................4
5. BIBLIOGRAFIA 5




1. INTRODUÇÃO

Uma atividade hospitalar bemadministrada não é, geralmente, o resultado de talento ou esforço individual.
Pelo contrário, é o produto dos esforços e intelectos de um grupo de indivíduos organizados para agirem de comum acordo.
Assim, a organização hospitalar fornece o mecanismo para distribuir responsabilidade e canalizar os esforços de forma que não somente todas as tarefas necessárias sejam executadas, como também todo otrabalho seja coordenado e controlado para atingir os objetivos do hospital da maneira mais eficiente e eficaz.
Sob esse enfoque, a atividade de auditoria interna hospitalar tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle mais adequado às necessidades de gerenciamento das informações no ambiente hospitalar e de seus serviços, sendo considerada como uma área da empresa que fornece aoprocesso decisório o recurso da informação tempestivamente em um mercado altamente competitivo.
Quando o assunto é saúde, entendemos seu impacto por ser um assunto que geram polêmicas junto à população de modo geral, pelos recursos utilizados na prestação dos serviços, e acabam definindo comportamentos variados pelos seus usuários, entretanto a tarefa de esboçar com maior clareza este temaacredita-se ser a dificuldade em decidir o que será avaliado e como formular qual seria a verdadeira função dos serviços em saúde.
Há um entendimento de que a saúde das populações e das pessoas, individualmente, é determinada pelo que acontece no dia a dia da vida, e que esse dia a dia é fortemente determinado pelas relações sociais e econômicas.
A qualidade dos serviços não depende apenas do controle doproduto (porque não existe em produto acabado), mas o resultado de uma interação de uma relação singular.
Dessa perspectiva, é fundamental verificar quais expectativas e necessidades dos profissionais de saúde envolvidos, bem como sua satisfação no trabalho e sua visão da clientela atendida.
No entanto, o desempenho dos serviços de saúde está na dependência do profissional de saúde, do seucompromisso com a organização, com a clientela, com os resultados dos programas e atividades que desenvolve.
O produto de uma organização de serviços de saúde depende da experiência de quem está envolvido na sua produção, neste sentido a relação do usuário e prestador é determinante desse processo.
Os serviços só podem ser avaliados simultaneamente à produção dos mesmos ou após o seu consumo.
Deacordo com Nogueira (1994) onde diz que “a margem de autonomia dos médicos se reduziu dramaticamente, devido ao surgimento dessa cultura organizacional e das novas garantias de direitos do consumidor, clima em que se movem atualmente os prestadores de serviços de saúde. São assim gerados limites muito concretos aos eternos anseios de autonomia da classe médica”.

1.1 TEMA
A aplicação daferramenta de auditoria quanto à qualidade dos serviços em saúde na busca de maior transparência dos serviços prestados.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
A Auditoria vista como profissões de modo geral têm experimentado expressiva evolução nos últimos anos, permitindo aos que limitam - se na área um crescimento substancial de conhecimento em todos que envolvem, direta ou indiretamente,as mais variadas áreas esetores de uma empresa.
Sendo vista, atualmente, como um instrumento de controle administrativo, que se destacam como ponto de convergência de todos os efeitos, fatos e informações originados dos diversos seguimentos de uma empresa, frente aos modernos sistemas de auditoria nos dias atuais, cuja finalidade é avaliar as informações coletadas, no sentido de que sejam confiáveis, adequadas, totais...
tracking img