Auditoria - fraude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria


1- Correlacione com suas próprias palavras o que lembra “Triangulo de Fraude” o que acaba de assistir no filme.



Percebemos no filme que o que incentivou osadministradores a cometerem a fraude foi à facilidade do retorno financeiro, não existir um controle interno, ou seja, teve omissão da auditoria nos fatos apurados. Como tinham o apoio dequem auditava a empresa, utilizavam isso em benefício próprio para fraudar a ERON.

A racionalização encontrada foi a partir do momento que os administradores ocultaram os documentose escondiam a realidade dos seus acionistas, como alterações no balanço da empresa e escondendo que havia uma dívida de mais de 30 bilhões de dólares por conta da fraude.



2-Pesquise e discuta em grupo risco de fraude por conta contábil. Ex: Quais riscos de Fraude existem nas contas a receber/ vendas e estoques/ custos.



Os riscos acontecem quando nãotem um bom controle interno, ou seja, um acompanhamento detalhado e uma boa auditoria. Todos os departamentos correm risco de fraude, como:

Estoque/custo – roubo de produtos, fraudesnos inventários, quantidades existentes.

Contas a Receber/ Vendas – não ter o devido registro das entradas e saídas e seus valores correspondentes, ou seja, registrá-los emdesacordo com os valores reais.







3- Pesquisa sobre outro escândalo contábil e faça o mesmo solicitado para o escândalo Enron na pergunta 1.

O outro escândalo contábilbastante conhecido foi o da Parmalat quando descobriram um buraco contábil de mais de 10 bilhões de euros. Eles tiveram a oportunidade para fazerem a fraude, mudaram os valores de balançopara poder “enganar” a auditoria, porque os auditores analisam somente o que é relevante, após esse fato deixaram de existir diversos produtos da Parmalat e varias pediram falência.
tracking img