Auditoria em recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
RECURSOS HUMANOS

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

Belo Horizonte
2010

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

Trabalho apresentado a disciplina Auditoria em Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Rinaldo Lima

Belo Horizonte
2010

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10INTRODUÇÃO
Atualmente, o tema Recursos Humanos passou a ser uma preocupação constante nas organizações. Uma empresa para conquistar sucesso e estabilidade no mercado competitivo, deve possuir uma equipe bem estruturada e principalmente valorizar e motivar o seu capital humano. Analisando particularmente o Jornal de Santa Catarina podemos observar que esta valorização tem um peso muito maior porque além dese tratar de uma grande organização, sofre também com o ambiente externo que possui muita concorrência direta vinda de outros jornais e também tecnologias novas, como internet, celulares, etc.

DESENVOLVIMENTO
A Gestão de Recursos Humanos tem por princípio selecionar, gerir e direcionar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado Recursos Humanos o conjunto detodos os empregados ou dos colaboradores de uma organização. A Gestão de Recursos Humanos tem a função de adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
Como base desta análise, tomaremos como exemplo o Jornal de Santa Catarina. O Jornal é um empreendimento do grupo RBS que foi fundado em 1957 composto por 64 unidades de negócio, sendo elas emissoras de TV, emissoras de rádio,portais de internet, jornais, gravadoras, empresa de logística, entre outros. O Jornal de Santa Catarina foi fundado em 20 de setembro de 1971 na cidade de Blumenau, por um grupo de empresários locais. A empresa possui um seguimento de negócio onde os resultados obtidos dependem muito mais das pessoas e de seu desempenho do que dos processos operacionais de negócio. Os jornalistas praticamentecomeçam o seu trabalho do zero todos os dias, e vão em busca de novas notícias e publicidade com os clientes, o que faz com que a empresa seja muito dependente da atitude do capital humano para alcançar seus objetivos. Além disso, a empresa proporciona aos seus colaboradores uma variável importante em sua remuneração mensal quando há alcance de metas propostas; eles recebem um bônus anual que visamotivar e influenciar positivamente no desempenho de cada um de seus funcionários.
Um dos fatores que precisam ser melhorados dentro da empresa é a cultura de valorização dentro da gestão de pessoas. Esta carência ocasiona impacto direto nas avaliações de desempenho dos funcionários e nas pesquisas de clima organizacional.
De acordo com os dados expostos e com a análise de MANDELLI, podemosverificar que o Jornal de Santa Catarina se encontra no estágio de desempenho condicionado. Este desenvolvimento é obtido através da aplicação de ferramentas de desempenho, como por exemplo metas, remuneração variável, e bônus. O jornal depende muito do desempenho de seu capital humano para o alcance de seus resultados.
Para que o Jornal funcione plenamente e adote o desempenho livre, que éalmejado pelas empresas dependentes de capital humano e que é básico para as Organizações de Alta Performance, é necessário que ele estabeleça todos os seus fatores de condicionamento (metas, remuneração variável e bônus) de forma concreta, devidamente instalada na organização e que estes benefícios estejam funcionando plenamente. Desta forma, os colaboradores passarão a sentir que seu desempenho élivre; sendo assim, eles apresentarão o maior empenho para atingir as metas. Com este empenho, os resultados superiores para a empresa se tornarão uma constante, serão auto-sustentáveis.
Dentro deste contexto, podemos avaliar que não basta somente implementar um modelo de gestão perfeito. A empresa precisa principalmente rever seus conceitos para conseguir sustentar esta nova gestão. No caso do...
tracking img