Auditoria em cooperativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁRCIO ESPERANCINI
MONISE MOREIRA LELIS


















O PROCEDIMENTO DE AUDITORIA NA COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DO GRUPO COLORADO CREDCOL – UM ESTUDO DE CASO





Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Universidade de Franca como exigência parcial para obtenção do título de Especialista no curso dePós-graduação lato sensu. Área de Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil.


Orientadora: Profa. Msa. Maria Virginia de Figueiredo









FRANCA
2010












































Dedicamos este trabalho, aos nossos familiares, que tanto nos apoiaram e incentivaramnos nossos estudos, para alcançarmos os nossos objetivos e que sempre entenderam os nossos momentos de ausência em suas vidas.













AGRADECIMENTOS




A Deus, amparando-nos e fortalecendo-nos para que conseguíssemos chegar ao final deste curso com o qual tanto nos identificamos;

Agradecemos as contribuições de muitas pessoas que, diretaou indiretamente, nos ajudaram no desenvolvimento deste trabalho e em especial a minha Tia Maria do Carmo Dias Lelis pelo apoio em nossas pesquisas, que com muito carinho concedeu parte de seu precioso tempo para atender nos e não nos deixou desistir, tornando os momentos mais prazerosos.

À Profa. Msa Maria Virginia de Figueiredo, pela dedicação e paciência, na competente atribuição debalizar nosso caminhar na elaboração do nosso trabalho;

Aos professores e colegas, pelo companheirismo e troca de informações ao longo deste curso de especialização."Senhor dá-me serenidade, para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força, para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."













RESUMO





ESPERANCINI, M. & LELIS, M. M. O procedimento de auditoria na cooperativa de economia e crédito mútuo dos empregados do GrupoColorado CREDCOL – um estudo de caso. 2010. 37 f. TCC (Especialização em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil) – Universidade de Franca, Franca.



A presente pesquisa teve como objeto apresentar um cenário geral sobre o procedimento de auditoria em uma cooperativa de crédito mútuo, tendo como problema central de estudo a seguinte indagação: Como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuodos empregados do Grupo Colorado - CREDCOL vem realizando o processo de auditoria? Para responder a problemática, foram realizados estudos de cunho bibliográfico a fim de oferecer o fundamento necessário que proporcionasse condições para compreender a forma como essa prática se revela na organização dessa cooperativa. Renomados autores foram analisados tais como Pinheiro, Carvalho, Almeida,Attie, Sá dentre outros que discutem a temática da auditoria. Em face às condições, a pesquisa foi do tipo estudo de caso havendo a definição prévia de uma Cooperativa de Crédito para realizar o estudo. Obteve-se como resultado que, a CREDCOL realiza dois tipos de auditoria: interna e externa, no decorrer do ano.Sendo que a auditoria interna é realizada pela Central das cooperativas de Crédito doEstado de São Paulo - CECRESP e a externa por uma empresa contrata pela própria cooperativa . Contudo a auditoria é uma ferramenta necessária para verificação de fraudes e erros, se os controles estão de acordo com o Estatuto da cooperativa e também das exigências do Banco Central.



Palavras-chave: Procedimento de auditoria, Cooperativa de Crédito Mútuo, Auditoria interna. Auditoria externa....
tracking img