Auditoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE EMPRESAS CONTÁBEIS

Antonio Carlos Marques1, Robernei Aparecido de Lima2

1Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/Universidade do Vale do Paraíba – Av. Shishima Hifume, 2911 – Urbanova – 12244-000 - SP – Brasil – car77marques@hotmail.com e robernei@univap.br

Resumo – Este trabalho tem como tema a Auditoria de sistemas de informação busca avaliar osprocedimentos de controle e segurança de dados. As empresas contábeis trabalham em ambiente virtual e precisam de um ambiente tecnológico seguro. O problema a ser discutido é que atualmente as empresas contábeis trabalham em um ambiente inseguro e exposto a invasões, perdas de dados e perda de informações sigilosas de seus clientes. O objetivo é demonstrar procedimentos de auditoria e controleeficazes em empresas contábeis de acordo com as normas internacionais. Foram utilizadas como método de pesquisa a revisão e análise de literaturas sobre o tema bem como artigos de revistas, internet e periódicos científicos que tratam de Auditoria de Sistemas, Conclui-se que a necessidade de implantação de processos de auditorias contínuos nas empresas contábeis para verificar a segurança dofuncionamento de seus sistemas informatizados é de suma importância, considerando-se que a necessidade de disponibilização de dados das mais variadas características é fundamental para a sobrevivência das empresas em um ambiente econômico competitivo.

Palavras-chave: Auditoria de Sistemas de Informação.
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.

Introdução


Discute-se neste trabalho aAuditoria de sistemas de informação, como uma atividade voltada à avaliação dos procedimentos de controle e segurança vinculados ao processamento das informações.
As empresas contábeis estão informatizadas e trabalhando interligadas e em ambiente virtual, ou seja, online, É necessário que o ambiente tecnológico da empresa seja seguro.
Cada vez mais as empresas contábeis trabalham em umambiente inseguro e expostas a invasões, possíveis perdas de dados e perda de informações sigilosas de seus clientes.
Existem procedimentos para auditoria em sistemas de informações contábeis em empresas de contabilidade para garantir a segurança das informações.
Este artigo tem o objetivo de demonstrar procedimentos de auditoria e controle eficazes de sistema de informações de acordo com asnormas internacionais de Auditoria de Sistemas de Informações também aplicáveis em empresas de contabilidade para garantir a segurança e integridade dos dados em poder das empresas de contabilidade.

Metodologia

Este trabalho traz como método de pesquisa a revisão e análise de literaturas sobre o tema Auditoria de Sistemas de Informação de empresas Contábeis, bem como de artigos de revistas eperiódicos científicos que tratam de Auditoria de Sistemas além de usar, como ferramenta de pesquisa, a internet.


Fundamentação Teórica


Para Chiavenato (2000) A Ciência Social “É o conjunto de matérias que estudam o homem em relação com seu meio físico, cultural e social”.


Segundo Santos et al. (2007) A Ciência Contábil é:


“Uma ciência efetiva, cultural, aplicada aaquele que toma conta das inter-relações entre os componentes dos fatos informativos de todo o tipo de entidade. Os Sistemas de contabilidade responderiam aos modelos de contabilidade alternativos que podem ser elaborados para satisfazer os interesses de usuários nas suas respectivas decisões”.

Segundo Franco (1999) a Contabilidade:


“É a ciência que estuda e pratica, controlae interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica”.

De acordo com Ferreira (2012):


“As áreas da Contabilidade podem ser estudadas de forma...
tracking img