Auditoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria de Redes de Computadores e a Utilização de Políticas de Segurança

Introdução
A auditoria de redes de computadores e a utilização de políticas de segurança, são abordagens utilizadas na tentativa de aumentar a segurança de redes e sistemas. Estas abordagens têm apresentado evoluções constantes e resultados relevantes. Porém, pouco tem sido feito no sentido de integrar estas soluçõescom o objetivo de aumentar a eficiência e eficácia da sua utilização.
Para entender melhor o universo que abrange todo o processo de auditoria e controle, precisamos entender alguns conceitos do que envolve a tecnologia cliente e servidor.

Conceitos
Tecnologia cliente/servidor
A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ouprocessos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).
Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos.
Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maiorem um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor.
Geralmente, os serviços oferecidos pelos servidores dependem de processamento específico que só eles podem fazer. O processo cliente, por sua vez, fica livre para realizar outros trabalhos. A interação entre os processos cliente e servidor é uma troca cooperativa, em que o cliente é o ativo e o servidor reativo, ou sejao cliente requisita uma operação, e neste ponto o servidor processa e responde ao cliente.
Cliente
O processo de cliente é ativo, ou seja são eles que solicitam serviços a outros programas, os servidores. Normalmente o cliente é dedicado à sessão do usuário, começando e terminando com a sessão.
Um cliente pode interagir com um ou mais servidores, mas pelo menos um processo servidor énecessário.
A nível de aplicação, o primeiro ponto a residir no cliente é a interface com o usuário.
Algumas tarefas a serem realizadas pelo Cliente:
• Manipulação de tela
• Interpretação de menus ou comandos
• Entrada e validação dos dados
• Processamento de Ajuda
• Recuperação de erro
• Manipulação de janelas
• Gerenciamento de som e vídeo (em aplicações multimídia)
Gerenciando a interação com ousuário, o cliente esconde do usuário o servidor e a rede, caso houver. Para o usuário a impressão é que a aplicação está sendo rodada completamente local.
Servidores
Servidores são programas que respondem as solicitações por serviços compartilhados. Ele é um processo reativo, disparado pela chegada de pedidos de seus clientes.
Geralmente, o processo servidor roda o tempo todo, oferecendoserviços a muitos clientes.
Para que o servidor possa manipular os dados e prover segurança são combinadas rotinas de gerenciamento de dados com as funções de controle encontradas nos sistemas operacionais.
Um servidor processa a informação sem interagir com outros servidores. Os clientes que interagem com mais de um servidor tem a responsabilidade de ativá-los quando necessário.
O processamento doservidor geralmente inclui:
• acessar,
• armazenar,
• organizar os dados compartilhados,
• atualizar dados previamente armazenados
• gerenciamento dos recursos compartilhados.
Recursos compartilhados podem ser: dados, CPU, armazenamento em disco ou fita, capacidade de impressão, comunicação e até gerenciamento de vídeo e memória.
Exemplos de Servidores.
Auditoria
Os processos detransformação de arquiteturas proprietárias em tecnologias abertas tornaram o acesso às informações mais fáceis e mais rápidas, de tal forma que a possibilidade de conhecimento destas informações, por parte do cidadão, em geral, deu um caráter mais democrático e aparentemente permitiria o controle social através desta perspectiva. Apenas um detalhe vem colocar em xeque esta perspectiva. Simultaneamente...
tracking img