Auditoria de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Relação Trabalhista é a interação entre empregados e empregadores e de ambos com o estado, direcionando as ações para a proteção e tutela do trabalho. Dentro das Relações Trabalhistas encontramos a Folha de Pagamento que é a soma de todos os registros financeiros. É o documento que comprova a manutenção do funcionário e é a base para pagamento de encargos. Sendo adescrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformando em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que a formaram.
Em plena era de vertiginosa aceleração dos processos de mudança, as empresas necessitam de informações que as auxiliem nas rotinas de controle de pessoal. Então, faz-senecessário existir o controle deste serviço, pois afeta diretamente a produção da empresa, ou seja, empregados felizes rendimentos maior, produção maior.
A utilização da folha de pagamento é obrigatória para o empregador, pois é instituída na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT pela Lei n.º 5.452/43. Independente da sua forma, seja feita à mão ou digitalizada, deve conter o registro mensal detodos os proventos e descontos dos empregados. Alguns empregadores efetuam os pagamentos aos funcionários no último dia do mês, sendo que neste caso a folha de pagamento deve ser fechada alguns dias antes, ganhando-se assim tempo para a análise mensal e para o cálculo dos proventos e descontos. Outros empregadores preferem realizar os pagamentos no limite máximo estabelecido por lei que é no quintodia útil do mês subsequente ao vencido, de acordo com o Art. 459, § 1.º da CLT. "§ 1.º. Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido". Sendo assim, esta pesquisa tem o intuito de enfatizar somente os empregados do setor privado, respondendo a possíveis dúvidas no que diz respeito à Folha de Pagamento,tanto para empregadores quanto para empregados que desconheçam detalhes relatados no assunto. Para mostrar melhor o assunto dos elementos que compõem a folha de pagamento, foi evidenciada a diferença entre salário e remuneração (Art. 457 CLT), conceitos, tipos especiais e adicionais; dividindo o assunto em descontos e proventos.
1.2 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa contribui para todos aqueles quede alguma forma estão ligados a este documento, falando sobre os proventos e os descontos de uma maneira ampla, onde foram evidenciadas as demonstrações envolvidas na folha de pagamento, as obrigações relacionadas à empresa e também dos direitos que o empregado poderá receber.
Contribui instruindo o cidadão com os conhecimentos das legislações que vigoram revelando os direitos e obrigações e suaimportância através da lei, relacionando os proventos e descontos da mesma, sendo este empregado ou empregador.

1.3 PROBLEMA

Descrever os proventos e descontos e a importância da folha de pagamento através das empresas do setor privado, enfatizando direitos, deveres e obrigações da relação empregador e empregado.
Segundo Oliveira (2000, p.106), o problema pode ser definido como:

Oproblema é um fato ou fenômeno que ainda não possui respostas ou
explicações. Trata-se de uma questão ainda sem solução e que é objeto
de discussão, em qualquer área de domínio do conhecimento. A sua
solução, resposta ou explicação só será possível por meio de pesquisa ou
da comprovação dos fatos, que, no caso da ciência antecede a hipótese.
O problema delimita a pesquisa e facilita ainvestigação.

Todos os colaboradores têm o dever de conhecer tudo aquilo que lhes é por direito e/ou dever em decorrência do contrato de trabalho firmado com o empregador, para que se tenha destaque nos questionamentos relativos aos proventos e aos descontos aplicados na folha salarial. Logo, depara-se a um problema rotineiro, que é: o desconhecimento de seus direitos, por parte dos colaboradores, em...
tracking img