Auditoria de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Ter o controle patrimonial e conseguir mensurar os resultados das ações planejadas tem sido uma busca incessante dentro das organizações. Considerando a necessidade de se reposicionar no mercado em que atua ou mesmo de nele permanecer, as empresas têm recorrido à auditoria como uma ferramenta apropriada que pode oferecer subsídios capazes de contribuir fortemente nas tomadas dedecisão em todos os níveis estratégicos. Saindo de uma cultura de "ação fiscalizatória", o propósito prático da auditoria tem enfim alcançado uma maior abrangência de entendimento dentro do seu real escopo.

A auditoria, hoje, já é também entendida como uma forte ferramenta de gestão.

Os compromissos da atividade profissional no campo da auditoria devem, também, serem voltados para oatendimento às ações específicas demandadas pelas empresas e, dentre essas ações, sua contribuição para a mensuração dos resultados é de fundamental importância.


O controle patrimonial é exercido em função dos atos e acontecimentos heterogêneos ocorridos que podem ser mensurados em termos de valor. Dada a relevância de todos os eventos e da forma como eles podem impactar nos resultados daorganização, o estoque merece destaque especial pela grande representatividade que este tem na conta ativa. Em virtude disso, a auditoria nesse setor não se limita a exames documentais. O programa de auditoria de estoques deve contemplar ações voltadas para as mais diversas áreas, uma vez que um resultado negativo pode ser ocasionado tanto pela incorreta aquisição de matéria-prima como pela venda malplanejada. Consideremos ainda, que, no intervalo entre a aquisição de matéria-prima e a venda, vários outros fatores podem interferir nos resultados, tais como: desperdícios, inventário irregular e não sistematizado, ociosidade no setor produtivo, obsolescência, falta de controles, ausência de contratos, inexistência de políticas e/ou normas administrativas, dentre outros. Daí a relevância da auditoria deestoques e a importância do presente estudo.


O presente artigo objetiva fornecer informações conceituais e técnicas indispensáveis para a execução dos trabalhos de auditoria, especificamente destacar a auditoria de estoques como uma ferramenta de gestão pela propriedade que apresenta ao fornecer subsídios úteis à mensuração de resultados. Para atingir os objetivos foi utilizada a pesquisado tipo bibliográfica, buscando o aprofundamento sobre o assunto em livros, artigos e periódicos.


2 Conceito e Definição de Auditoria


Dada a necessidade que as organizações têm de controlar o seu patrimônio, o conceito de auditoria tem evoluído no sentido de transparecer que esta não atua apenas em situações que objetivam identificar erros e fraudes. A auditoria já é também entendidacomo uma ferramenta que busca através das evidências ajudar os gestores nas tomada de decisões estratégicas.


Crepaldi (2004, p.23) aponta que a auditoria "consiste em controlar as áreas-chaves nas empresas a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos, através de testes regulares nos controles internos específicos de cada organização". Dentro desse conceito, pode-seentender que a ação da auditoria é mais preventiva que punitiva, buscando garantir informações com todas as suas características, usando da clareza, acessibilidade, confiabilidade, com conteúdo, ajustada às necessidades daqueles que a utilizam. O autor ainda ressalva que a auditoria exerce ação preventiva, saneadora e mobilizadora principalmente quando o objeto provém de informações obtidas fora daempresa, pois as confirmações vindas de fontes externas geralmente oferecem melhores características de credibilidade do que aquelas coletadas dentro da própria entidade auditada.


Franco e Marra (2001, p.28) são mais tecnicistas quando assim definem a auditoria:

Compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e...
tracking img