Auditoria de caixa e bancos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA DE CAIXA E BANCOS
SOROCABA
2006

OBJETIVO

O foco de nosso trabalho é mostrar que os procedimentos de auditoria de caixa e bancos tendem a ser mais extensos e detalhados que outras áreas, mas antes de tudo como qualquer programa de auditoria, o auditor deverá levantar o objetivo da mesma e as características da empresa a ser auditada, principalmente como funciona o fluxo comercial(compras e venda) da empresa auditada, verificando se existe um controle interno para aprovações de contas a pagar e receber. Com isso ele decidira a profundidade do trabalho, pois caso não exista um controle interno rígido para as transações de a pagar e receber, deduzimos que as chances de erros e fraudes seriam maiores. A auditoria de caixa e bancos é de extrema importância na verificação dasaúde financeira da empresa ela permite ao auditor em apenas um tipo de levantamento uma visão global do movimento comercial da empresa. A importância dos procedimentos relativos a esta parte do ativo circulante é cada vez mais reconhecida pelas empresas e investidores, pois o caixa é considerado um bem que envolve grande risco e é relativamente de difícil controle, com isso tem levado acontabilidade a atribuir ao demonstrativo dos fluxos de caixa uma grande atenção e realce. Com a evolução da Ciência Contábil, a técnica de auditoria se tornou imprescindível à administração das empresas, a ponto de hoje não ser ela um instrumento de mera observação, mas também de orientação, de interpretação e de previsão de fatos, tornando-se dinâmica e ainda, em constante evolução.
INTRODUÇÃO

Entreos objetivos específicos de auditoria de caixa e bancos encontram-se a verificação da existência da propriedade, da exatidão dos valores e a descoberta de eventuais restrições na apresentação fidedigna das demonstrações financeiras. O numero de métodos criados para a descoberta de desfalques no caixa só é igual ao numero de pessoas que tentaram dar desfalques no mesmo, principalmente nos dias dehoje onde a ÉTICA contábil tem sido deixada de lado, alguns profissionais dão a desculpa que após a globalização com o aumento do desemprego e competição, muitos se viram obrigados a fraudar valores ordenados pelos empresários que só visam muitas vezes o aumento de investimentos e não focam a atenção na grande situação que colocam estes profissionais.
Há dois tipos de desfalques comuns utilizadoscomo o LAPPING que se faz com cobranças de contas a receber e consiste em desviar os resultados de cobrança substituindo-se o montante desviado por cobranças posteriores, o KITING que é um tipo de desfalque de caixa que envolve o desembolso é um sistema de encobrir falta de dinheiro com transferências em cheques não registradas.
Para a parte fiscal a auditoria é de extrema importância, pois nelapoderemos verificar o correto recolhimento dos impostos. Tratando-se de auditoria de caixa de bancos onde quanto maior o numero de amostras de verificações é desejável, fica evidente que a criteriosa seleção dos levantamentos a realizar, é tarefa condicionante para o sucesso desses trabalhos, o levantamento das disponibilidades de forma correta, proporciona ao auditor fiscal uma visão abrangente domovimento comercial da empresa auditada. Se a entidade declara corretamente suas receitas em sua contabilidade, podemos imaginar seu caixa esta corretamente demonstrado, mas, se parte dessas receitas é sonegada , podemos dizer, que provavelmente exista valores (receitas ou despesas) ocultas. Levantar, mensurar e comprovar esse caixa oculto é tarefa do auditor fiscal como veremos no desenvolverdeste trabalho.

DEFINIÇÃO
Ativo é o conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a atividade entregue à sua direção têm em vista, os ativos são classificados por ordem decrescente der grau de liquidez. Caixa e bancos são classificados na primeira linha sendo o ativo de maior liquidez tudo que la é contabilizado...
tracking img