Auditoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
24/7/2011

A importância da

Antonio Fernando Navarro

Um sistema de gerenciamento ambiental requer um sistema de documentação para coletar, analisar, registrar e recuperar informações. Informação é ferramenta para tomada de decisão. A qualidade da decisão depende da qualidade da informação. Decisões são geralmente relacionadas à solução de problemas. Para solucionar um problema, nósnecessitamos de informações para decidir.

1

24/7/2011

O meio ambiente é um item importante do planejamento estratégico de qualquer organização. Há crescente conscientização da necessidade de proteger o meio ambiente. Consumidores e distribuidores estão tomando decisões baseadas em aspectos ambientais. Gerentes de empresas tem a responsabilidade de demonstrar a capacidade da companhia deatender leis ambientais.

Para prover confiança deve-se ter sistemas de auditoria, onde auditores independentes ( internos e externos ) são empregados. Auditar é comparar práticas correntes com procedimentos e normas aprovadas. Para se ter um bom sistema de auditoria é necessária documentação adequada. Há grande similaridade entre auditoria ambiental e auditoria da qualidade (planejamento, seleção deauditores, relatórios, ação corretiva, etc.).

2

24/7/2011

Informação é ferramenta para tomadas de decisão. A qualidade da decisão depende da qualidade da informação. A qualidade da informação depende da relevância, da precisão e da velocidade da informação. Ela se torna volátil se não for registrada, indexada e atualizada. Executivos que tomam decisões recebem uma quantidade exagerada dedados, mas nem sempre recebem a informação que eles precisam, apresentadas de forma clara e adequada para uso em decisões.

Definições Acadêmicas
Segundo Webster’s,1976. Segundo Poutrel & Wasserman,1977.

3

24/7/2011

Webster’s
“As condições, influências ou força que envolvem e influenciam ou modificam o contexto de fatores climáticos, edáticos bióticos que atuam sobre um organismovivo de uma comunidade ecológica e acaba por determinar sua forma e sua sobrevivência; a agregação das condições sociais e culturais (costumes, leis, idioma, religião e organizações política e econômica) que influenciam a vida de um indivíduo ou de uma comunidade”.

Poutrel & Wasserman
Define meio ambiente como “o conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos, biológicos e dosfatores sociais susceptíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”

4

24/7/2011

Definições Legais
Lei 6.938, de 31/08/81 - Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. ISO 14001

Lei 6.938
“Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite,abrigar e rege a vida em todas as suas formas.”

5

24/7/2011

Constituição da República Federativa do Brasil
“Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público o dever de defendê-lo e à coletividade o de preservá-lo para presentes e futuras gerações” CF Art. 228.

ISO 14001
Definidocomo os arredores no qual uma organização opera, incluindo “ar, água, terra, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interrelações.”

6

24/7/2011

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
- 1970 = Iniciou a preocupação com o meio ambiente. - 1987 = Ato Único
* Tutela do Meio Ambiente * Proteção da saúde humana * Utilização atenta e racional das reservas naturais.

- 1992 =Tratado de Maastricht, formalizou a U. E que integrou o meio ambiente na definição e atuação das políticas econômicas e sociais imposto aos governos.
- Setores de maior preocupação: Transporte e Energia - SINIMA = Tem objetivo de sistematizar e apoiar à tomada de decisão na área de Meio Ambiente, para rápida recuperação.

Avaliação dos impactos ambientais
A exploração dos recursos naturais causa...
tracking img