Auditor Independente

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014





PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE
AUDITOR INDEPENDENTE E AUDITOR INTERNO



Kelli Reginatto





RESUMO
Este trabalho trata das principais diferenças e funções entre um auditor interno e um auditor externo ou independente, seus principais objetivos, regulamentação da profissão, formação profissional e os riscos de auditoria presentes no seu dia-a-dia. Bem como será apresentadoseparadamente o conceito principal de auditoria externa e auditoria interna.






1. INTRODUÇÃO

Tanto um auditor interno quanto um auditor externo, trabalham com documentos comprobatórios, revisam as medidas de controle, aplicam as técnicas básicas de verificação e posteriormente emitem seus pareceres sobre a fidelidade dos registros e das demonstrações contábeis
Um auditorindependente manifesta sua opinião sobre se as demonstrações contábeis de uma entidade representam sua posição patrimonial, financeira e econômica de acordo com todos os aspectos relevantes, ao manifestar essa opinião, ele terá a possibilidade de acertar ou errar.
Devido á complexidade das informações e o grande número de transações contábeis a serem examinadas na execução de uma auditoria, éinevitável que exista o risco de que erros ou irregularidade existentes nos registros e nas demonstrações contábeis possam não ser detectados pelo auditor durante a execução da auditoria. Estes riscos são conhecidos como riscos de auditoria.
De acordo com a NBC-T-11, risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeissignificativamente incorretas.
Ambos os profissionais trabalham com o objetivo final de melhorar a confiança nas informações contábeis das entidades. Porém, devido à relativa independência de suas posições, cada um deles servirá um tipo diferente de interesse. Os auditores internos não são completamente independentes em suas auditorias, eles emitem seus relatórios e pareceres de forma limitada, pois sãopara interessados externos, como por exemplo, seus acionistas. Já os auditores independentes têm maior grau de independência, devido a isso seus relatórios e pareceres são de maior utilidade pois são para terceiros.
Os auditores internos serão empregados da entidade o ano inteiro, devido a isso seus relatórios tendem a ser focados mais para os problemas e operações da administração. Enquanto osauditores independentes terão seus trabalhos realizados de forma a servir os interesses de terceiros e não da própria administração.

2. FATOS

Definição:
Auditoria Externa
A auditoria externa é formada por profissionais independentes, ou seja, sem vinculo algum de emprego com a entidade e prestam o seu serviço mediante contrato especial de trabalho. Podendo assim trabalhar para maisde uma empresa.
A auditoria externa visa dentre outros, principalmente a autenticidade dos demonstrativos financeiros contábeis. Sua responsabilidade esta dimensionada em relação ao governo, credores, investidores potenciais, bancos e ao público em geral. A atividade da auditoria externa será regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários.
Se o parecer do auditor vier a ser preparado deforma dolosa, contendo provas de que ele foi quem ocasionou o prejuízo aos acionistas da empresa, isso será caracterizado como negligência e, o auditor sofrerá as sanções previstas em lei.
O auditor externo não tem o foco do seu trabalho voltado a detectar irregularidades dentro de uma entidade, mas sim a examinar as demonstrações contábeis de acordo com as normas de auditoria aceitas.
A funçãoda auditoria externa é exercida por profissionais com formação superior em Ciências Contábeis, porém para um melhor desempenho nas suas atividades é necessário que ele possua conhecimentos que complementem a sua formação. Uma empresa de auditoria externa geralmente possui um plano de carreira que é seguido por todos os funcionários, onde cada um deles ficará por um determinado período de tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditor independente e auditor interno
  • Parecer dos auditores independentes
  • Normas do auditor independente
  • Objetivos gerais do auditor independente
  • Normas relativas ao parecer do auditor independente
  • PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO Aos
  • Resumo, CVM, IBRACON, AUDITORES INDEPENDENTES
  • NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA. (AUDITOR INDEPENDENTE)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!