Auditor externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EFICÁCIA DENTRO DA AUDITORIA EXTERNA




RESUMO: Este artigo trata da atuação do auditor externo no mercado de trabalho, levando em consideração suas necessidades e dificuldades em se manter no mercado de trabalho, sendo que são profissões independentes com competência para emitir sua opinião sobre a exatidão das demonstrações contábeis, isto é, são peças fundamentais dentro da empresa,pois é atribuída a ele uma grande responsabilidade que lhe dá total autonomia de decisão.


PALAVRAS-CHAVE: Auditoria externa, modernidade, responsabilidade, organização e investidores.


1 INTRODUÇÃO
A Auditoria externa surgiu como parte da evolução do sistema capitalista.No começo as empresas eram fechadas apenas a famílias, com a concorrência e expansão do mercado veio anecessidade de ampliar suas instalações administrativas,isto é,investir no desenvolvimento tecnológico,visando a redução de custos,tornando seus produtos mais competitivos no mercado.Entretanto,com todas essas mudanças foi necessário processar um volume de recursos,que se tornou impossível ser obtido por meio de operações lucrativas e patrimoniais dos proprietários,em consequência as empresas tiveramque buscar recursos de terceiros e empréstimos bancários a longo prazo,com isso teve que abrir o capital social a novos acionistas.Em consequência as demonstrações passaram a ter uma maior importância aos futuros investidores
O Auditor externo é um profissional independente,sem ligação com o quadro da empresa auditada,sua função visa a credibilidade das demonstrações contábeisexaminados dentro dos parâmetros de normas de auditoria e princípios contábeis.
O sucesso do auditor independente num mercado altamente sofisticado se deve ao elevado grau de capacidade e especialização e sua independência no exercício de sua atividade.
Neste trabalho vamos mostrar o que faz o profissional em auditoria externa. Viemos ressaltar a importância que tem o seu trabalho parasolucionar problemas de autoria contábil, e seu comprometimento com o que faz, ou seja, dando o melhor de si para transmitir seriedade e transparência aos seus investidores, almejando sempre resultados satisfatórios para ambas as partes, portanto eles são responsáveis por evidenciar, avaliar e relatar tudo que acontece dentro da empresa, sendo sistemático em suas avaliações e mostrando soluçõespara os problemas.


2 PROFISSÃO CONTÁBIL


A profissão contábil desempenha papel de suma importância na modernização, e
Segundo Sá, A. Lopes de. A profissão contábil é muito ampla, ou seja, abrange diversas áreas. O homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, a auditoria externa surgiu com a evolução do capitalismo.







1. Aluna do 2°período de 2009 do curso de Ciências Contábeis, turma 101, do turno matutino da FAMA.
2. Aluno do 2° período de 2009 do curso de Ciências Contábeis, turma 101, do turno matutino da FAMA.
3. Professor da disciplina TAC do 2° período de 2009 do curso de Ciências Contábeis, turma 101, do turno matutino da FAMA.
No Brasil não existe a profissão de auditor, com tal denominação, más apenas a decontador. Bacharel em ciências contábeis, que se atribui o direito de realizar as tarefas expedidas.
O Conselho Federal de Contabilidade emitiu diversas normas específicas para auditoria, entre as quais se destacam:
Resolução CFC nº 820/97 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis.
Resolução CFC nº 8830/98 – Parecer dos auditores independentessobre as demonstrações contábeis.
Segundo Mautz R. K, 1976. As firmas de auditores independentes, com raras exceções, são sociedades em nome coletivo ou firmas individuais. Se for uma sociedade, é praxe normal escolher um sócio como gerente ou executivo. Com a assistência de uma comissão, ele assume a responsabilidade final pela diretriz e operações da firma.
Já, Segundo...
tracking img