atvidades ava pensamento, linguagem e alfabetização

631108 - PENSAMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1ª ACQF
QUESTÃO 01
No componente “Pensamento, linguagem e educação: alfabetização e letramento”, você estudou sobre o processo de alfabetização e pôde refletir que: conceber a alfabetização apenas como um processo de apropriação do código da língua escrita é esvaziar a sua essência, afastando-a do seu significado.
Dessaforma, leia as afirmativas a seguir e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

O professor alfabetizador precisa ter clareza de que o processo de alfabetização requer uso de livros simples que facilitam ao aluno a repetição de sílabas e frases curtas. VÉ por meio da leitura de mundo que a criança dá sentido aos atos e às manifestações do comportamento humano, realizando aprendizagens individuais e coletivas. V

A alfabetização é um processo formativo da pessoa humana. É por meio do conhecimento sistematizado da leitura e escrita que o homemse posiciona diante do mundo. V

Ler e escrever constituem-se em apenas um ato técnico, mecânico que favorece a interação com o mundo letrado. F

O domínio da linguagem oral amplia as formas de interação da criança com o meio social. V

2ª ACQF QFQUESTÃO 01

A partir das investigações das educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apresentadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, vários pesquisadores da área começaram a construir uma nova didática da alfabetização, chegando ao conceito de ambiente alfabetizador. No começo, houve interpretações errôneas, e professores começaram a colocar nomes nas coisas, como etiqueta com a palavralousa na lousa, etiqueta com a palavra mesa na mesa, supondo ser assim um ambiente alfabetizador. Com as pesquisas que se seguiram, concluiu-se que um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa. Ou seja, o uso tem que ser efetivo.
A partir dessa ideia,analise as afirmativas abaixo:
I) A noção de ambiente alfabetizador se amplia e não se restringe ao afixar de material escrito nos espaços escolares.
II) O processo de ensinar e aprender, de forma contextualizada e significativa, leva em conta as necessidades dos alunos e as necessidades da sociedade.
III) O trabalho em sala de aula deve prever não só o desenvolvimento de capacidades necessárias àspráticas de leitura e escrita, mas também, de fala e escuta compreensiva em situações públicas.
São corretas as afirmativas:

II, apenas.

I, II e III.

III, apenas.

II e III.

I e II.

2ª ACQF
2ªQUESTÃO 02
Leu-se que no ambiente alfabetizador o ponto de partida para aprendizagem é o conflito cognitivo, ou seja, atividades que façam o sujeito pensar, buscar soluções.
Combase neste estudo, leia as alternativas a seguir e classifique-as em verdadeiras ou falsas.

Cada indivíduo demonstra sua capacidade de compor sentidos e interpretar o contexto em que vive, de acordo com as experiências que a vida lhe reserva. VPara despertar o interesse em ler e escrever, cabe ao professor inserir no espaço da sala de aula diferentes tipos de textos. V

A criança passa por diferentes períodos na construção da escrita, como: período pré-silábico, silábico e alfabética. V

A...
tracking img