Atvidade estruturada 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]









TRABALHO DE PSICOLOGIA

Atividade estruturada 6





Prof.ª Sandra Brandão







Alunas: Ademir M. Ramos







Turma: D-503 (NOITE)









Belém-PA, 0 de Junho de 2012.



ATIVIDADE ESTRUTURADA - 6



Raízes orgânicas e sociais da violência urbana

A violência urbana é uma enfermidade contagiosa. Embora acometatodas as classes sociais, é nos bairros mais humildes que ela se torna epidêmica. De uma cidade para outra, de um país para outro ela se aglomera; e dos grandes centros urbanos se dissemina pelo interior.

Parte 1 - Raízes Orgânicas da Violência características físicas e índole criminosa

Houve diversas técnicas eficazes na época com o intuito de diagnosticar o comportamento violento do serhumano no que se refere na tentativa de tratar a violência. Franz Gall desenvolveu uma teoria em torno da seguinte ideia “quanto mais robusta fosso o centro cerebral mais intensa seria a expressão do comportamento controlado por ele” essa teoria ganhou o nome de frenologia de acordo com essa teoria; pessoas com tendências criminosas poderiam, então, ser reconhecidas pelo exame cuidadoso dessasprotuberâncias e depressões ósseas presentes no crânio... Com o tempo a frenologia caiu em descrédito. Cerca de cem anos depois da frenologia, um italiano especialista em antropologia criminal chamado Cesare Lombroso criou uma nova doutrina que ressuscitou a associação das características físicas com uma suposta índole criminosa; de acordo com ele os tipos humanos com testa achatada e assimetria nosossos da face seriam criminosos potenciais; no inicio da década de 50 Egas Muniz, neurocirurgião português, ganhador do premio Nobel de medicina também indicou praticas de características físicas para diagnosticar aspectos violentos, entretanto indicou a Lobotomia apenas nos casos de pacientes muitos agressivos.

Com o decorrer do tempo essas teorias caíram gradativamente em descrédito sendoabominadas pelos estudiosos do assunto. Hoje, são considerados exemplos típicos de ideologias pseudocientíficas que foram utilizadas para justificar arbitrariedades graves assim a politização afastou a comunidade acadêmica da área e a violência urbana passou a ser entendida como um fenômeno de raízes exclusivamente sociais.

Aspectos biológicos da Violência

Institutos oficiais começaram afinanciar pesquisas para conhecer melhor o lado biológico da violência e constatou que: o comportamento humano, não se acha condicionado às características que herdamos de nossos pais ele é resultado de interações sutis entre genes, condições ambientais e experiências de vida.

Vamos sintetizar, aqui, o que a ciência sabe sobre a bioquímica e os fatores sociais envolvidos na violência, de acordo comessa revisão primorosa publicada pela revista Science.

1) O papel do álcool - grande parte das agressões mortais tão comuns na periferia das cidades brasileiras acontece nos bares, e muitos malandros ingerem álcool antes de sair para o assalto.

2) Neurotransmissores – a experiência descrita com álcool deixa claro que existem medidores químicos envolvidos nos mecanismos que conduzem aagressividade. O medidor mais estudado tem sido a serotonina, substancia que transmite sinais entre os neurônios (Ligada às sensações de prazer) provavelmente, exerce controle inibitório sobre agressividade impulsiva, desarranjos no sistema de produção e metabolismo da serotonina têm sido descrito em pacientes psiquiátricos agressivos, homens impulsivos e violentos e em suicidas. Drogas que diminuemas concentrações de serotonina aumentam a agressividade; as que aumentam serotonina tornam os animais mais dóceis. Outro neurotransmissor que parece estar envolvido na modulação da violência é a vasopressina.

3) Lobo frontal - muitos autores acreditam que o córtex do lobo frontal, camada de massa cinzenta que recobre o lobo, exerce influencia importante no controle da impulsividade e do...
tracking img