ATVD. COLABORATIVA

613 palavras 3 páginas
Epistemologia: (teoria do conhecimento) Estuda a origem, estrutura, métodos e a validade do conhecimento.
Existem dois polos na divisão do conhecimento da epistemologia de polegui: o externo, ligado a uma realidade objetiva e universal e o interno que é ligado ao individuo e suas crenças pessoais.
Conhecimento TÁCITO (silencioso/interno) e EXPLICITO
A interação entre Tácito e explicito é a essência do modelo de criação do conhecimento. Nonaka e Takeuchi: valorização do conhecimento pessoal

Conhecimento tácito-explicito-inovação
Através: socialização, externalização, combinação e internalização.
Isso funciona através de vários conflitos que geram novas transformações.
Tese-antítese-sintese
Tese: há uma demanda no mercado
Antítese: como suprir a demanda com qualidade e baixo custo?
Síntese: criação de produtos/ serviços
Depois de um tempo, os serviços não satisfazem mais e o ciclo recomeça.

A empresa inovadora (empresa dialética)
Precisa sempre confrontar e questionar o tempo todo aquilo que quer alcançar com aquilo e que já alcançou

Espiral do conhecimento: se inicia na socialização (experiência compartilhada),em seguida a Externalização uma tentativa de expressão de ideias por meio da formulação de metáforas , analogias e modelos. Isso da origem a novas ideias, hipóteses e modelos (como o produto ou o processamento de funcionamento). Depois a combinação: esses conceitos evoluem através de interações diretas (como reuniões e documentos formais), ou seja, onde é discutido como é o funcionamento do processo. Por fim a internalização: a experiência que era conhecimento tácito que foi transformado em explicito individual e em seguida coletivo, volta a ser conhecimento tácito através da pratica operacional. O que foi discutido e padronizado é discutido por outros e se torna parte do Know-how da empresa.
Quanto mais externo o ciclo, ou seja, quanto maior a espiral, maior é o alcance da inovação. externalização é a chave para o conhecimento.
Para

Relacionados