Atualidaede India

347 palavras 2 páginas
Sociedade indiana na atualidade
A Índia é um belo país, dada a riqueza de suas tradições religiosas e culturais, suas belezas naturais, bem como a sua diversidade social, o que torna o país um dosmais desiguais do mundo – tal como, aqui na Terra Brasilis, bem ao sul da linha do Equador… Riqueza e pobreza, sofisticação e atraso andam de braços dados em uma nação repleta de desafios em sua agendapara o milênio. Dada a sua grandeza territorial e populacional, a Índia é alcunhada – segundo o jargão das Relações Internacionais – como um dos integrantes do grupos dos BRICs (Brasil, Rússia, Índiae China), dado o acúmulo de capital financeiro emergente e a elevada disponibilidade de capital intelectual em função da sólida educação no país, que torna o país uma peça importante no tabuleiro degamão das Relações Internacionais.

No entanto, apesar dessas perspectivas positivas, a Índia é um país de cultura milenar, e o peso do hinduísmo é decisivo na estrutura de sua sociedade. Princípiosreligiosos determinam a organização social, e o sistema de castas é a faceta mais visível dessa influência. Atualmente, o país possui mais de 2 mil castas e cerca de 20 mil subcastas, cujos critériosde definição remontam aos primórdios do surgimento da religião hindu.

O Estadão publicou uma matéria interessante em seu primeiro caderno sobre as castas e os meios de subversão desse sistema, apartir do empreendimento pessoal e do acúmulo de capital financeiro.

A origem das castas encontra-se ligada à mitologia religiosa hindu, por ocasião do sacrifício da entidade espiritual Purusha. Ascastas, dessa maneira, estariam ligadas às diferentes partes do corpo da entidade após o seu sacrifício, estando assim distribuídas: da cabeça veio a casta mais elevada, os brâmanes, composta porsacerdotes ligados à funções intelectuais de prestígio e ao ensino universitário; dos braços, os kshatriya, nobres que exercem funções políticas e militares; das pernas, os vaishyas, representados

Relacionados