Atualidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
31/12/2010

EXERCÍCIOS COMENTADOS – 001
Massacre de imigrantes em Tamaulipas põe à prova governo Calderón - Por Marina Terra A chacina de 72 latino-americanos em um rancho do estado de Tamaulipas,sul do México chamou atenção para o problema da imigração na fronteira com Estados Unidos e colocou à prova a administração de Felipe Calderón, que deu início em sua gestão à uma “guerra contra ocrime”. Todos os anos milhares de pessoas, originárias de países centro-americanos e sul-americanos, tentam a sorte em um percurso cheio de perigos. Há casos de agressões, seqüestros e estupro demulheres, além de assassinatos por parte de grupos criminosos e da própria polícia mexicana. http://www.cartacapital.com.br/internacional/massacre-deimigrantes-em-tamaulipas-poe-a-prova-governo-calderon -1

31/12/2010

A respeito do tema em questão, julgue as afirmativas a seguir: 1. A fronteira meridional dos EUA é assolada por cartéis de drogas como os Los Zetas e La Família, o que acaba pordeterminar políticas segregacionistas em relação ao país vizinho, como por exemplo, a existência do Muro de Tijuana. 2. As políticas migratórias americanas geram muitas vezes legislações arbitrárias exenófobas como a do Estado do Arizona que previa a verificação, prisão e deportação de qualquer “imigrante suspeito de estar na condição de ilegal”, mas que conta com a aprovação massiva da populaçãoinclusive do Presidente Obama.

3. A inversão do fluxo migratório mundial no pósguerra (1945 em diante) do sul para o norte teve até 1973 (1º choque do petróleo) ampla aceitação nos países centraise somente após aquela data as fronteiras iniciaram o processo de fechamento. 4. Cresce nos países centrais a xenofobia contra grupos de imigrantes, o que no caso europeu se tornou um dilema diante dabaixa taxa de natalidade, que causa falta de mão-de-obra em vários setores e queda do mercado consumidor.

2

31/12/2010

Obama declara o fim da guerra no Iraque e afirma que "é hora de virar...
tracking img