Atualidades e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A avaliação do custo ecológico de uma grande cidade moderna nos oferece uma abordagem indispensável. A questão é importante como avaliação de casos consumados. E, mais relevante ainda, para oferecer opções no sentido de frear o crescimento incontido das cidades de porte médio.
Nos países como o Brasil, onde não tem havido qualquer preocupação mais séria com a invasão incontrolável dos espaçosrurais pelos tecidos urbanos, a situação é particularmente crítica. Mesmo porque, para reverter o processo, ou pelo menos contê-lo em níveis razoáveis, seria necessária uma reforma de mentalidade administrativa, mediante a incorporação de outras dimensões da percepção dos fatos espaciais.
As cidades em processo rápido de crescimento no Brasil indicam pelo menos três modalidades de crescimento dosorganismos urbanos: um crescimento horizontal por partilha de espaços de antigas chácaras ou glebas congeladas para especulação, de dinâmica similar a uma mancha de óleo em expansão; um crescimento vertical, à custa de edifícios de muitos andares, aproveitando as facilidades aparentes dos espaços centrais e subcentrais das cidades de porte médio, acumulando funções residenciais em uma área depermanência duvidosa para tais funções; e, por fim, o mecanismo de maior gravidade, a partilha de glebas situadas em posições descontínuas, a quilômetros de distância da área central, inicialmente semi-isoladas no meio de sítios e fazendas, os quais, por sua vez, são espaços potenciais para loteamentos ulteriores e instalações de unidades industriais, com eliminação quase total das funções agráriasque responderam pelo crescimento e a riqueza iniciais da própria cidade.
No Brasil do Sudeste, até a década dos 50, as cidades herdeiras do ciclo do café eram relativamente contidas e funcionais, terminando bruscamente onde começava o mundo rural. Os derradeiros quarteirões urbanos faziam contato brusco com os primeiros e intermináveis cafezais e campos de culturas em processo de diferenciação.Muitas vezes elas ficavam confinadas entre a linha dos trilhos e o eixo das rodovias: alguns quarteirões de além-linha; uns tantos quarteirões de além-estrada.Pouco ímpeto na conquista dos espaços rurais adjacentes.Em 40 anos, sob o impacto de uma urbanização agressiva, estimulada pela industrialização e pela descoberta do valor não-agrário dos espaços rurais, tudo se modificou, em uma dinâmicapontilhada de negatividades e de alto custo social, propiciadora de imensas desigualdades.
Para conciliar desenvolvimento com justiça social, manter um equilíbrio razoável e flexível entre os espaços rurais e urbanos, compatibilizar os espaços industriais com os espaços de moradia dos homens-habitantes, garantir a eficiência produtiva dos espaços agrários, ou seja, para novos planos, novas ações enovas leis: há que se fazer um novo chamamento à consciência crítica técnico-científica dos brasileiros que não aderiram às oligarquias gananciosas. Aziz N. Ab’Sáber. Humanidades, n.º 10, 1986, p. 105-6 (com adaptações).
Com o auxílio das informações do texto, julgue os itens que se seguem:

1° ( ) O processo de modernização do Brasil, de que a urbanização é um dos aspectos mais evidentes, tevena Revolução de 30 seu marco inicial, aprofundando-se após a Segunda Guerra Mundial.
2° ( ) Pelo que informa o texto, uma das mais singulares características do processo brasileiro de urbanização é que ele se dá sem que os “tecidos urbanos” avancem sobre os espaços tradicionalmente rurais.
3° ( ) O último censo geral divulgado pelo IBGE atesta o elevado grau de urbanização atingido peloBrasil, um dos maiores do mundo, hoje em torno de 82% da população.
4° ( ) Diferentemente do que ocorre em diversas regiões do mundo, a moderna urbanização brasileira não se relaciona diretamente com a industrialização; em verdade, ela deriva das más condições no campo, que acabam por expulsar seus habitantes para as cidades.
5° ( ) Pelo que se sabe da realidade brasileira, como afirma o...
tracking img