ATUALIDADES EM NUTRI O DE PRECIS O PARA BOVINOS LEITEIROS

9064 palavras 37 páginas
XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA
Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória ES, 12 a 14 de maio de 2014
A Zootecnia Fazendo o Brasil Crescer www.zootec.org.br ATUALIDADES EM NUTRIÇÃO DE PRECISÃO PARA BOVINOS
LEITEIROS
Alexandre M. Pedroso5

1. INTRODUÇÃO

Não há dúvidas de que o custo da alimentação é o mais pesa no custo de produção do leite, em qualquer sistema intensivo de produção. Dessa forma, não há outro caminho para a lucratividade a não ser a busca por elevada eficiência alimentar (EA) nos rebanhos leiteiros.
Vacas leiteiras só serão lucrativas se apresentarem elevada eficiência de uso dos nutrientes ingeridos. Além do efeito sobre a lucratividade, a eficiência alimentar também tem relação direta com o impacto ambiental nas fazendas leiteiras, uma vez que elementos como nitrogênio
(N) e fósforo (P), que são importantes componentes da dieta das vacas, podem ser agentes poluidores importantes se forem excretados em grandes quantidades pelos animais.
Dentre as diversas práticas de manejo que uma fazenda leiteira pode adotar para conseguir elevada EA, a Nutrição de Precisão (NP) é uma das que pode produzir efeitos mais significativos. O conceito se baseia na adoção de padrões rígidos de qualidade nas operações de alimentação, a fim de evitar desperdícios, tornar mais eficiente a utilização dos nutrientes pelas vacas leiteiras, e contribuir decisivamente para redução de emissão de poluentes nas fazendas.

2. EFICIÊNCIA PRODUTIVA
A eficiência produtiva de uma vaca leiteira pode ser medida de diversas formas, mas talvez a melhor delas seja a relação entre gasto de energia e produção de leite, uma vez que atender os requerimentos energéticos de uma vaca leiteira é o principal custo associado ao manejo da alimentação.
Via de regra vacas que produzem mais leite tendem a ser mais eficientes do ponto de vista do uso da energia. O processo biológico que sustenta o aumento da eficiência produtiva é
5

Pesquisador – EMBRAPA Pecuária Sudeste, E-mail:

Relacionados