Atualidade de t.h marchal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

JOSÉ CARLOS ALVES DOS SANTOS
MARIA NAZARÉ DE MORAES

FATORES DESENCADEANTES DO ESTRESSE NO ENFERMEIRO ATUANTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
2012

JOSÉ CARLOS ALVES DOS SANTOS
MARIA NAZARÉ DE MORAES

FATORES DESENCADEANTES DO ESTRESSE NOENFERMEIRO ATUANTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como um dos requisitos à Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande.

Orientadora: Profª Esp. Enfª. Camila Gonçalves Recanello

VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
2012
FATORES DESENCADEANTES DO ESTRESSE NO ENFERMEIRO ATUANTE NA UNIDADE DE TERAPIAINTENSIVA
-------------------------------------------------

JOSÉ CARLOS ALVES DOS SANTOS /MARIA NAZARÉ DE MORAES ¹
CAMILA GONÇALVES RECANELLO ²
CARLA RAFAELA CUNHA ³

RESUMO
O estudo propôs levantar os fatores que levam ao estresse no trabalhador de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica descritiva exploratória de abordagem qualitativa.Utilizou-se artigos publicados nas bases SciELO, LILACS e BDENF no período de 2002 a 2012. Os fatores mais encontrados foram ruído, setor fechado, interface casa/trabalho, acúmulo de função, ritmo acelerado, desconhecimento da direção sobre os fatores estressantes. Os resultados mostraram a necessidade de mais estudos voltados para este profissional a fim de levar o conhecimento tanto doenfermeiro como da direção para que juntos possam implantar estratégias no sentido de amenizá-los.
Descritores: Estresse, Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva.

ABSTRACT

The study aimed to identify the factors that lead to stress in nursing staff in the intensive care unit. It was used as a method to literature descriptive exploratory qualitative approach. We used published articles inSciELO, LILACS and BDENF the period 2002 to 2012. The factors were found more noise sector closed interface home / work, accumulation function, pace, lack of direction on the stress factors. The results showed the need for more studies focused on this professional to take the knowledge both of the nurse as the direction so that together we can deploy strategies to mitigate them.
Keywords: Stress,Nursing, Intensive Care Unit.



________________________
Acadêmicos do 8º semestre do curso de enfermagem do UNIVAG – Centro Universitário
² Enf. Esp. Docente do curso de enfermagem do UNIVAG – Centro Universitário
³ Enf. Ms. Docente do curso de enfermagem UNIVAG – Centro Universitário.

INTRODUÇÃO

A UTI é um setor que diferencia do resto do hospital por ser um setor fechado ecomportar alta tecnologia destinada a pacientes críticos que demandam conhecimento cientifico e técnicas qualificados. O enfermeiro líder lida com fatores intrínsecos e extrínsecos inerentes ao setor Versa et al (2012).
O estresse é considerado o mal do século, podendo ser desenvolvido em qualquer ambiente de trabalho, causando adoecimento tanto físico como mental.Vem sendo registrado pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS), como o fator de risco que mais cresce no mundo Souza et al (2012)
O estresse é definido segundo Ferrareze et al (2006) como um dano ao organismo causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa enfrenta uma situação que cause irritação, medo, excite ou confunda ou mesmo a faça imensamente infeliz.
No cenário de trabalho, os profissionais, porestarem envolvidos em observar os pacientes, como os profissionais da enfermagem, não conseguem diagnosticar suas próprias vulnerabilidades ao mencionado mal (PRETO e PEDRÃO, 2009).
A enfermagem se não souber reconhecer que o estresse está presente no seu ambiente de trabalho, não saberá identificar, administrar e buscar meios para o tratamento do enfermeiro que desenvolveu o estresse a ponto...
tracking img