A infecção hospitalar constitui um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais de saúde e pacientes. Os avanços tecnológicos relacionados aos procedimentos invasivos, diagnósticos eterapêuticos, e o aparecimento de microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos usados rotineiramente na prática hospitalar tornaram as infecções hospitalares um problema de saúde pública. As maiorestaxas de infecção hospitalar são observadas em pacientes nos extremos da idade e nos serviços de oncologia, cirurgia e terapia intensiva.Na última década os  microorganismos gram-positivos, em especialo Staphylococcus aureus, emergiram como importantes agentes causadores de infecção da corrente sangüínea. Estas infecções acometem pacientes em todas as faixas etárias, com maior freqüência nosextremos de idade e apresentam pior prognóstico em pacientes com idade acima de 50 anos. Entre as infecções hospitalares, as sepses por Staphylococcus aureus são responsáveis por elevada morbidade emortalidade.

AÇÃO DO ENFERMEIRO NA INFECÇÃO HOSPITALAR

Na literatura, o papel do enfermeiro é preconizado em quatro áreas, a saber: administrativa, assistencial, ensino e pesquisa. No papeladministrativo, o enfermeiro realiza o planejamento, a organização, a direção e o controle das atividades desenvolvidas nesta unidade. No papel assistencial, elabora um plano de cuidados, utilizando metodologiacientífica para prestar assistência individualizada e o papel de ensino é relevante porque estimula o enfermeiro a buscar conhecimento para propiciar o aperfeiçoamento da equipe de enfermagem. Comopesquisador, seja individualmente ou em equipe, poderá demonstrar a diferença que existe entre uma assistência que deriva da utilização de conhecimento científico comparada ao cuidado prestado,orientado para o cumprimento de tarefas, normas e rotinas.

A rápida emergência e disseminação de microorganismos resistentes a agentes antimicrobianos é um problema com dimensões de crise nos hospitais... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Atuação do enfermeiro no controle da infecção hospitalar. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atua%C3%A7%C3%A3o-Do-Enfermeiro-No-Controle-Da/52391.html

MLA

"Atuação do enfermeiro no controle da infecção hospitalar" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atua%C3%A7%C3%A3o-Do-Enfermeiro-No-Controle-Da/52391.html>.

MLA 7

"Atuação do enfermeiro no controle da infecção hospitalar." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atua%C3%A7%C3%A3o-Do-Enfermeiro-No-Controle-Da/52391.html>.

CHICAGO

"Atuação do enfermeiro no controle da infecção hospitalar." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atua%C3%A7%C3%A3o-Do-Enfermeiro-No-Controle-Da/52391.html.