Atuação do assistente social dentro de uma instituição asilar na cidade de matões – ma.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1214 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - IESB

PROJETO DE PESQUISA: Atuação do Assistente Social dentro de uma instituição asilar na cidade de Matões – MA.

1. INTRODUÇÃO
O envelhecimento da população brasileira vem ocorrendo de forma rápida, contribuindo assim para um novo perfil populacional. O número de idosos cresce a cada dia nas últimas décadas. Envelhecer com qualidade de vida éum dos grandes desafios nos dias de hoje. Com hábitos de vida saudável, incluindo boa alimentação e maior atenção na área da saúde é possível compensar as mudanças naturais da idade e favorecer a boa forma e a saúde.
Quando envelhecemos com saúde, chamamos essa fase da vida de sanescência, se envelhecemos com vários problemas de saúde e limitações físicas, chamamos esse período de senilidade.
Aescolha do tema para reflexão, com ênfase na atuação do Assistente Social dentro de uma instituição asilar, teve como força motivadora a convivência com pessoas na faixa etária entre 60-80 anos e, a observação do crescente aumento da importância do papel do profissional de assistência social na busca de melhor qualidade de vida para esta população. A questão norteadora deste trabalho buscaresposta para a indagação: Qual a contribuição do Serviço Social em uma instituição asilar.
O objetivo deste questionamento é compreender como o profissional de assistência social pode colaborar na consecução de propostas e atividades que promovam uma vida mais digna, humana e agradável para os idosos institucionalizados.
O Assistente Social na instituição asilar pode contribuir para elevar o nívelda qualidade de vida se procurar desenvolver atividades sócio-culturais que promovam interação entre a comunidade local e asilar, uma vez que esta interação pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e biofísico do idoso. Como a grande maioria das instituições que abrigam idosos carentes, o CCPFFP tem limitações sérias de recursos (humanos, materiais e financeiros), motivopelo qual acredito que a atuação do Assistente Social depende, fundamentalmente, de uma estratégia da parceria com a comunidade local e instituições de proteção aos direitos dos idosos.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Atuação do Assistente Social dentro de uma instituição asilar na cidade de Matões – MA.

3. OBJETIVOS
Objetivo geral:
Analisar como o profissional de assistência social pode colaborarna consecução de propostas e atividades que promovam uma vida mais digna, humana e agradável para os idosos institucionalizados

Objetivos específicos:
Compreender a contribuição do Assistente Social na instituição asilar para elevar o nível da qualidade de vida dos idosos;
Observas quais as atividades sócio-culturais são promovidas interação entre a comunidade local e asilar, uma vez queesta interação pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e biofísico do idoso.
Verificar as estratégias da parceria com a comunidade local e instituições de proteção aos direitos dos idosos.

3. JUSTIFICATIVA
As instituição asilar tem carência de um profissional da área de assistência social pois este profissional pode contribuir para elevar o nível da qualidade de vida seprocurar desenvolver atividades sócio-culturais que promovam interação entre a comunidade local e asilar, uma vez que esta interação pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e biofísico do idoso. Como a grande maioria das instituições que abrigam idosos carentes, o CAPS e CREAS tem limitações sérias de recursos (humanos, materiais e financeiros), motivo pelo qual acreditoque a atuação do Assistente Social depende, fundamentalmente, de uma estratégia da parceria com a comunidade local e instituições de proteção aos direitos dos idosos. Assim este projeto justifica-se por ter relevância função no meio social.
4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
1. Quais as contribuições do Assistente Social na instituição asilar para elevar o nível da qualidade de vida dos idosos?...
tracking img