Attps Trabalho De Psicologia Trabalho Pronto 1

3882 palavras 16 páginas
O INTERCÂMBIO ENTRE A PSICOLOGIA E A PEDAGOGIA
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no conhecimento que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e seu impacto no desenvolvimento humano abriga que se considera a globalidade e as diversidades das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam dos âmbitos educativos.
Através da psicologia, o professor pode atender melhor as necessidades dos alunos, encontrando o melhor caminho para inserir no educando aquilo que ele queira ensinar, de forma sutil e eficiente, sem agressões e com discernimento. Ela é a base de todos os processos educativos; é através dela que o professor sabe identificar e lidar com os diversos perfis psicológicos de uma classe.
Foi com base na psicologia que Piaget e Vygotsky souberam identificar os comportamentos infantis.
A psicologia no âmbito escolar contribui para aperfeiçoar as relações entre professor e aluno, além dos pais, direção e pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto que a psicologia contribui para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Essas contribuições permitem que os professores já venham com os conteúdos preparados para serem ensinados e assim, visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola propiciam uma reflexão conjunta que possibilitará o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
A psicologia trouxe para a educação uma ampla variedade de movimentos de reformas curriculares, conduzindo-se em grande maioria, em estreia colaboração entre psicólogos e educadores para a aceleração de um processo de democratização das oportunidades educacionais.
A escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse

Relacionados

  • Psicologia na educação
    65691 palavras | 263 páginas