Atrás do trio elétrico – evolução da mídia e impactos nas práticas musicais do carnaval de Salvador

5642 palavras 23 páginas
Atrás do trio elétrico – evolução da mídia e impactos nas práticas musicais do carnaval de Salvador
Ayêska Paulafreitas de Lacerda1

Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as transformações ocorridas no trio elétrico e avaliar seus impactos nas práticas musicais a ele relacionadas. Essa mídia sonora brasileira foi criada em 1951, na Bahia, por um mecânico e um radiotécnico, como uma estrutura simples para transmissão de música produzida ao vivo e em movimento, mas alterações físicas e tecnológicas transformaram-na em um grande palco móvel multimídia. Sua evolução interferiu na composição, produção e transmissão da música popular destinada ao carnaval de Salvador e contribuiu para fazer deste um evento de grandes proporções que movimenta os mercados da música, da publicidade e do turismo.
Palavras-chave: Carnaval; Guitarra Baiana; Trio Elétrico; Tecnologia; Publicidade.

Abstract
The objective of this paper is to present the changes happened in the “trio elétrico”
(Bahian bandwagon), and to analyze the impacts on its musical related practices. This brazilian sound media was created in Bahia by a mechanic and a radio technician, at the year of 1951. It was made as a simple structure for the transmission of music played live multimedia moving stage. Its evolution had interfered in the composition, production and execution of popular music at Salvador carnival. It also helped turning the carnival into a big proportion event that deals the markets of music, advertising and tourism.
Keywords: Carnival; Bahian Guitar; Trio Elétrico (Bahian Bandwagon); Technology;
Advertising.

Introdução
A ideia de evolução aplicada a este texto refere-se às inúmeras transformações ocorridas na mídia trio elétrico que proporcionaram um aprimoramento nos aspectos físico, tecnológico e estético dessa mídia, com desdobramentos não só nas práticas musicais que sustentam o carnaval na capital baiana, a cidade do Salvador, como em outras áreas próximas,

Relacionados