Atropodes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cimicidae ou percevejos
São pequenos insetos hematófagos (5x3 mm), com o corpo achatado dorsoventralmente e com as asas reduzidas a 2 escamas dorsais.
Possuem olhos compostos, mas não ocelos. As antenas têm 4 segmentos e a probóscida 3 que ficam dobrados sob a cabeça, quando em repouso.
As fêmeas têm estrutura especial para a cópula: o órgão de Ribaga e Berlese, no 5º esternito ventral, e põemao todo 100 a 200 ovos.
Há 2 espécies cosmopolitas: Cimex lectularius e Cimex hemipterus, a segunda predominando nos trópicos.
Escondem-se de dia em fendas e orifícios da parede, solo, móveis etc. e picam durante a noite. A picada, além de molesta, pode produzir alergias.
São controláveis com inseticidas.

Pulgas ou Siphonaptera

Insetos sem asas da ordem Siphonaptera e com aparelho bucalde tipo picador-sugador.
As pernas estão adaptadas para o salto.
Na fase adulta são hematófagos, vivendo sobre o corpo de aves ou mamíferos, seja como parasitos seja como micro-predadores.
Participam na transmissão da peste bubônica e do tifo murino. Elas são hospedeiras de alguns cestóides.
A grande maioria das pulgas são pequenos organismos que medem 1 a 3 mm de comprimento, sendo os machosum pouco menores que as fêmeas.
As pulgas vivem parte do tempo sobre os animais de onde retiram seu alimento e parte nos ninhos e lugares de permanência deles.
Aí põem seus ovos e desen-volvem-se as larvas e pupas.
Xenopsylla cheopis põe 2 a 6 ovos por vez e, durante toda sua vida, 300 a 400. Eles eclo-dem em cerca de 16 dias.
As larvas lembram as de moscas, movem-se facilmente e se nutrem dosdetritos orgâ-nicos que encontra. Após 2 mudas pupam e, com mais 1-2 semanas, nascem os adultos.
Fêmeas e machos adultos alimentam-se exclusivamente de sangue, mas suportam 1 a 2 semanas de jejum.
Alimentadas, as pulgas do rato (Xenopsylla) vivem 100 dias, as do cão (Ctenocepha-lides) 200 dias e a das casas (Pulex irritans) mais de 500 dias.
Cada refeição dura 15 a 20 minutos. Em geral,picam 2 a 3 vezes ao dia.

As Principais espécies de pulgas são Xenopsylla cheopis , Nosopsyllus fasciatus e Leptopsylla segnis, encontradas em ratos e ca-mundongos.
As pulgas Ctenocephalides canis e C. felis são encontradas indistintamente em cães e gatos.
Nas zonas rurais, a pulga do porco (Tunga penetrans) vive no peridomicílio.
De mais de 2.000 espécies existen-tes, apenas algumas são deinteresse médico.
No domicílio humano existe a Pulex irritans sua saliva injetada produz irritação local, com halo erite-matoso e forte prurido, podendo sensibilizar os pacientes e pode perturbar o sono.

O agente etiológico é um cocobacilo, a Yersinia pestis (Pasteurela pestis), cuja pa-togenicidade esta relacionada com o antígeno capsular F1, o antígeno V/W e a toxina pestosa.
Yersinia pestispode sobreviver infectante, nas fezes dessecadas da pulga, durante 16 meses.
Injetadas pela picada das pulgas, os cocobacilus são levados pelos linfáticos aos linfonodos regionais que inflamam formando os bubões.
Além da linfadenite dolorosa e que tende a supurar, os bacilos que ultrapassam os linfonodos vão produzir lesões parenquimatosas de tipo hemorrágico e necroses, no fíga- do, baço,pulmões e meninges.
A forma pulmonar transmite- se diretamente de uma pes-soa a outra por perdigotos.
Normalmente o período de incubação é de 2 a 6 dias, dependendo do inóculo inje-tado pela pulga.
Os sintomas aparecem subitamente, com mal-estar, febre, taquicardia, dores pelo corpo e nas extremidades.
Os bubões localizam-se em geral na região inguinal em 66% dos casos; nas axilas, em 20% e naregião cervical em 10% deles.
Na forma septicêmica, logo sobrevêm prostração, delírio e choque, com morte em 3-5 dias. A forma pneumônica mata 100% dos pacientes em 3 dias.

O tratamento é feito pela pesquisa dos bacilos em punção ganglionar, nas secreções brônquicas ou em hemocultura. Deve ser precoce e prolongado, é feito com estreptomicina intramuscular ou intravenosa.
Também com...
tracking img