Atropatia De Charcot

1570 palavras 7 páginas


Artigo Revisão

ARTROPATIA DE CHARCOT: CONCEITOS BÁSICOS ILUSTRADOS
Diana Penha1, Pedro João1, Pedro Cabral1, Elsa Rosado1, Pedro Paixão1, Erique Pinto1, Dulce Nogueira2, Ana Costa2

RESUMO
A osteoartropatia de Charcot, constitui-se como uma patologia musculo-esquelética, rapidamente progressiva e devastadora, sendo caracterizada por um espectro de destruição óssea, associada a um deficit neurosensorial. Caso não exista um devido reconhecimento desta entidade, poderá ocorrer uma progressiva deformação, ulceração, osteomielite, podendo mesmo atingir a perda de segmento por amputação.
De facto, é imperativo o pronto reconhecimento da artropatia de Charcot, e a rápida instauração terapêutica. Para que tal seja possível, o radiologista desempenha um papel central. Ele deve ser o primeiro a reconhecer as manifestações radiológicas e a sugerir a artropatia de Charcot como hipótese de diagnóstico, não esquecendo igualmente o espectro do diagnóstico diferencial com patologia infecciosa.
Assim, é nosso objectivo através desta revisão iconográfica, a realização de um breve enquadramento etio-clinico-patológico, bem como a caracterização dos principais sinais radiológicos desta patologia observáveis no radiograma simples, de modo a fomentar o rápido reconhecimento desta patologia por parte do radiologista e rápida actuação terapêutica
Palavras Chave: Artropatia neurogénica; Artropatia de Charcot; Radiografia

ABSTRACT
Charcot osteoarthrophaty is a progressive and devastating musculoskeletal pathology, characterized by bone destruction and neurosensory deficit. If unrecognized this pathology may progress to deformity, ulceration, osteomyelitis and amputation.
Indeed it is mandatory the timely diagnosis and the bright treatment. Therefore, the radiologist plays as crucial role in the recognition of the first radiological features. He also must lead the suggestion of a differential diagnosis between infection and Charcot arthrophaty as diagnostic hypothesis.
Hence it is our

Relacionados

  • diabetes mellitus tipo 2
    1848 palavras | 8 páginas
  • farmacologia
    7168 palavras | 29 páginas
  • betametasona
    3587 palavras | 15 páginas