Atributos de deusatenienses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os atenienses
Na Grécia antiga em alguma época, durante o sexto século antes de Cristo, numa reunião do conselho na Colina de Marte, em Atenas.

Richardson escreve referindo-se aosatenienses e ao seu altar ao Deus desconhecido, atribuindo a origem deste conceito a um certo Epimênides, cuja orientação sobre um deus desconhecido teria salvado a cidade de Atenas de uma grande peste.Tendo os atenienses já oferecido ofertas a todos os seus deuses e não tendo cessado a mortandade, Epimênides orientou: “Diga-nos, Nícias, que aviso o oráculo de Pítias lhe deu? Por que esta praga caiusobre nós? E por que os inúmeros sacrifícios realizados de nada adiantaram?”

O impassível Nícias olhou de frente o presidente do conselho e afirmou: A sacerdotisa declara que nossa cidade seencontra sob uma terrível maldição. Um certo deus a colocou sobre nós por causa do medonho crime de traição do rei Megacles contra os seguidores de Cylon. Mas qual é o deus que ainda nos condena poresse crime? Já oferecemos sacrifícios de expiação a todos os deuses! Não é bem assim, replicou Nícias. A sacerdotisa afirma que resta ainda um deus a ser apaziguado.

“Quem poderia ser?”perguntaram os anciãos, olhando incrédulos para Nícias. 

Nícias fez uma pausa, observando as faces ansiosas de seus colegas. Enquanto isso, da cidade enlutada à volta deles, ouvia-se o eco de milharesde cânticos fúnebres.

Nícias continuou: ..precisamos enviar um navio imediatamente a Cnossos, na Ilha de Creta, e trazer de lá para Atenas um homem chamado Epimênides. A sacerdotisaassegurou-me que ele saberá como apaziguar esse deus ofendido, livrando assim a nossa cidade. Um vento frio, frio como se tocado pelos dedos gélidos do terror que varria Atenas, fez-se presente na câmara demármore branco do conselho na Colina de Marte. Aconchegando-se mais em seu manto de magistrado, cada ancião refletiu sobre as palavras de Nícias. “Vá em nosso nome, meu amigo”, disse o presidente do...
tracking img